Francisca Primo faz agradecimentos pela "Carreta da Mulher Maranhense"

Nice Moraes/Agência Assembleia
30/11/2015 19h35

Francisca Primo faz agradecimentos pela "Carreta da Mulher Maranhense"

A deputada Francisca Primo (PT), na sessão desta segunda-feira (30), usou a tribuna para agradecer o governador Flávio Dino e a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, que atendendo sua solicitação, enviou ao município de Buriticupu a Carreta da Mulher Maranhense. Foram dois dias de atendimentos: 24 e 25 deste mês.

Ela lembrou que o programa- que tem percorrido vários municípios do Maranhão - leva um conjunto de ações direcionadas às mulheres, que vão do atendimento à Saúde ao enfrentamento da violência contra a mulher. Na carreta são disponibilizados os serviços de orientação jurídica, socioassistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha e saúde da mulher negra e bolsa família.

Na área da Saúde, os serviços oferecidos são os mais diversos: consulta clínica geral; nutrição; exame papanicolau; teste de hanseníase; glicemia; teste rápido de HIV; sífilis; hepatite; vacina contra o HPV; orientação sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade do município.

Parceria

As atividades da carreta da mulher nos municípios são resultados de um trabalho de parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher - SEMU e a Secretaria de Saúde – SES, através das suas regionais, juntamente com a Superintendência Regional de Assuntos Políticos, prefeitura municipais, secretaria e coordenação municipal de política para as mulheres, organismos locais e a sociedade civil organizada.

Segundo Francisca Primo, em Buriticupu, o programa não teve a participação da prefeitura municipal, “mas conseguimos fazer um bom trabalho, atendendo - com mais de 23 voluntários - a população que ali estive. Quero agradecer a todos os profissionais que participaram dos atendimentos, em especial, o Sindicato dos Trabalhadores - que também foi um parceiro, - como também, toda a equipe da Carretada Mulher”, afirmou a deputada.

Atendimentos

Os resultados dos atendimentos em Buriticupu, foram: palestras sobre a Lei Maria da Penha e Saúde da Mulher, que contou 240 participantes; Nutrição, com 35 pessoas atendidas.; exame de preventivo Papanicolau, onde 118 mulheres foram atendidas; . glicemia em jejum, com 112 testes; teste rápido de HIV e sífilis, onde 51 pessoas foram atendidas; aferição da pressão arterial, com 152 atendimentos e  consultas clínica, com 78 pessoas atendidas. No total, foram atendidas 796 pessoas.  Sendo, 786 mulheres e 10 homens.

Francisca Primo afirmou que um dos exames bastante procurado pelas mulheres foi a mamografia; por isso ela solicitou ao secretário de estado de Saúde, Marcos Pacheco, que disponibilize a Carreta da Mamografia para Buriticupu, uma vez que o município não possui mamógrafo. Ainda segundo a deputada, muitas mulheres viajam por mais de 60 km e às vezes, não conseguem fazer o exame.

“Devido à grande demanda nas regionais, muitas vezes essas mulheres não conseguem marcar pelo SUS esse exame. Então, fica aqui a minha solicitação ao governo do estado, ao Secretário de Saúde Marcos Pacheco para que encaminhe a Buriticupu a Carreta da Mulher, para que essas mulheres possam fazer a mamografia”.