Assembleia Legislativa homenageia Djalma Blume com Título de Cidadão Maranhense

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
04/12/2015 15h03

Assembleia Legislativa homenageia Djalma Blume com Título de Cidadão Maranhense

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (4), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao engenheiro e empresário Antônio Djalma Blume de Almeida. Na abertura da sessão, presidida pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), o deputado Sérgio Frota (PSDB) proferiu discurso com o qual exaltou a trajetória de vida de Djalma Blume, enaltecendo-o como um dos maiores empreendedores do Maranhão, tanto na área da construção civil quanto na área da assistência social.

Falando em nome do deputado Max Barros (PMDB), autor da homenagem mas que não pôde participar da Sessão Solene, em razão de problemas de saúde, o deputado Sérgio Frota usou a palavra, falando sobre o homenageado como um “amigo de longas datas”, ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho realizado engenheiro e empresário Djalma Blume, natural da cidade de Resende, localizada no Rio de Janeiro, mas que já vive há 44 anos no Maranhão.

Em seu discurso, o deputado Sérgio Frota afirmou que Djalma Blume veio para o Maranhão em 1971, junto com seus pais, o coronel Agostinho Moura de Almeida e sua mãe Daisy Nellie Blume de Almeida. Na época, acadêmico de engenharia, Djalma Blume decidiu permanecer no Maranhão. Prestou vestibular, logrou êxito e se tornou um respeitado engenheiro.

Sérgio Frota destacou que Djalma Blume, como empresário, construiu mais de 20 mil unidades habitacionais e dezenas de prédios, teve sua contribuição também em obras memoráveis como o Ginásio Castelinho, os Shoppings Tropical e Marcos Center e o Conjunto São Raimundo e atua também na área de engenharia de avaliação, sendo um profissional altamente requisitado no Estado.

No campo familiar, frisou o deputado Sérgio Frota, Djalma Blume atualmente é casado com a radialista Aldinha Souza e tem três filhos, de um casamento anterior: Daniel Blume Pereira de Almeida, advogado; Rafael Blume Pereira de Almeida, engenheiro civil e Danilo Blume Pereira de Almeida, publicitário; e tem como netos Lucas, Beatriz, Valentina, Lara, Rafael e Caio.

“Este nosso amigo Djalma, de uma fé incontestável, é um dos fundadores e diácono da Catedral de Louvor Maranata e coordena inúmeros movimentos de oferecimento de vestimentas, de alimento e de atenção a pessoas carentes de São Luís”, salientou Sérgio Frota que, após este discursou, entregou às mãos do homenageado o Título de Cidadão Maranhense.

A cerimônia contou também com a presença advogado Daniel Blume, na condição de representante do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Guerreiro Júnior; do advogado Tiago Braner, representando o presidente da OAB-MA, Mário Macieira, além de diversos empresários, amigos e familiares do homenageado.

Visivelmente emocionado, Djalma Blume ocupou a tribuna e, ao agradecer a homenagem, foi às lágrimas, após fazer um relato de sua trajetória de vida, acentuando passagens marcantes de sua carreira como engenheiro e empresário no Maranhão.

“Sou sim, cidadão maranhense, da mesma forma que o meu coração”, declarou, frisando a circunstância do destino que o fez, há 44 anos, vir morar, estudar e trabalhar no Maranhão.

Ao encerrar a Sessão Solene, o deputado Othelino Neto deu boas-vindas ao homenageado, agraciado com o Título de Cidadão Maranhense. “Para a nossa Assembleia Legislativa, esta data é uma data especial e vivemos agora um momento muito importante, tanto que fiz questão de estar aqui, participando e presidindo esta sessão, para dizer ao Dr. Djalma Blume que agora, além de sentimentalmente, ele é oficialmente Cidadão Maranhense, por voto unânime de todos os membros desta Casa”, ressaltou Othelino Neto.