Francisca Primo participa da entrega de kits de Segurança Alimentar

Nice Moraes/Agência Assembleia
10/12/2015 11h33 - Atualizado em 11/12/2015 11h41

Francisca Primo participa da entrega de kits de Segurança Alimentar

A presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Francisca Primo PT, participou ontem, 9, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís, da solenidade de entrega de equipamentos para unidades de distribuição de alimentos da agricultura familiar, localizadas no interior do Maranhão.

A solenidade contou com as presenças do governador Flávio Dino; da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; do prefeito de Imperatriz, Sebastiao Madeira; do presidente do CONSEA/MA, Eurico Fernandes e demais autoridades. O valor total do convenio pleiteado pelo governo do Maranhão para aquisição dos equipamentos, foi da ordem de  R$ 9 milhões.

Francisca Primo enfatizou que aquela solenidade representava uma conquista dos municípios pleiteada através das conferencias e demandas encaminhadas ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e à Secretaria Adjunta de Estado de Segurança Alimentar.

“A partir de agora - com a distribuição desses equipamentos - os municípios terão uma estrutura melhor para garantir uma alimentação, com mais segurança, aos seus alunos. Parabenizo Buriticupu, que também foi contemplado com este kit”, acentuou Francisca Primo, lembrando que aquela cidade não dispõe de equipamentos adequados para distribuição dos produtos.

KIT

São vários os itens que fazem parte do kit, dentre eles, caminhões baús frigoríficos, freezers verticais e horizontais, balanças, computadores, impressoras, pallets e caixas plásticas. Também foram entregues mesas de escritórios e cadeiras.

As Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar são espaços para recebimento e distribuição de alimentos produzidos por agricultores familiares. A finalidade é armazenar, em condições adequadas, os alimentos que irão compor o cardápio de escolas, creches e instituições da rede de assistência social cadastradas pelas prefeituras.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar de Segurança Alimentar contribui em parceria com o Estado e o CONSEA na realização de seminários. Também conta  com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, orientando os municípios quanto à adesão ao SISAN e na captação de recursos do governo federal.

Ao finalizar, Francisca Primo afirmou que vai fazer gestão junto ao governador Flavio Dino e ao ministério, objetivando a liberação de mais recursos para a aquisição de mais kits para outros municípios. “Farei gestão junto ao governo estadual e o ministério para que seja liberado mais recursos para a aquisição de produtos para outros municípios”, garantiu a deputada.