Em audiência pública, Vinicius Louro afirma que seguirá lutando pela preservação do Rio Mearim

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
11/12/2015 09h27 - Atualizado em 14/12/2015 10h05

O deputado estadual Vinicius Louro (PR) afirmou nesta quinta-feira (10), em audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão para deputados, prefeitos, vereadores, representantes do Meio Ambiente e lideranças políticas, que continuará lutando pela preservação do Rio Mearim.

O parlamentar organizou uma audiência pública na qual convidou a Termoelétrica Eneva, deputados estaduais, prefeitos, Câmaras Municipais do Médio Mearim, representantes do Meio Ambiente do Estado e de municípios, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.

“É inadmissível termos marcado uma audiência pública, convidando a empresa Eneva para debatermos um plano de compensação da retirada das águas do Rio Mearim e lamentavelmente não contarmos com a presença de nenhum representante desta empresa. Reafirmo que não sou contra o progresso da nossa região, ao contrário, sou a favor do crescimento, e desenvolvimento do Estado, mas de forma responsável preservando nossos recursos naturais. Em véspera da renovação da outorga para exploração das águas pela Termoelétrica, faço um pedido ao governador Flávio Dino: não libere essa outorga de exploração das nossas águas enquanto a empresa não nos apresentar um plano de preservação do nosso rio, seguirei lutando pela preservação do Rio Mearim”, afirmou o deputado Vinicius Louro.

Durante a audiência pública foram levantados diversos questionamentos pelos participantes, todos demostraram uma grande preocupação com uma possível catástrofe com a morte do Rio, entre eles, o prefeito de Esperantinópolis, Dr. Raimundo Jovita, se mostrou bastante preocupado com o baixo nível das águas do Mearim. “Elogio a iniciativa do deputado Vinicius Louro, nós juntos precisamos ir além e fazer o que for preciso, é necessário que o Estado também crie um fundo de preservação dos mananciais dos nossos rios, senão sofreremos no futuro”, ressaltou o prefeito.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, Sabino Rocha, destacou a bandeira levantada pelo deputado Vinicius Louro e prometeu levar adiante o debate. “Foi um debate enriquecedor, quero parabenizar o trabalho do deputado Vinicius a frente desta audiência, levarei todos os questionamentos ao secretário Marcelo Coelho e, posteriormente, ao governador. Vamos buscar juntos soluções para que no futuro não tenhamos o problema da falta d'água em consequência da má conservação dos nossos rios”, declarou o diretor da SEMA.

Rio Mearim

A bacia hidrográfica do Rio Mearim é a maior do Maranhão e ocupa 29,84% da área total do estado – aproximadamente 99.058 quilômetros quadrados – em 83 municípios, que juntos somam 1.681.307 habitantes – o que representa 25,6% da população maranhense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Participaram desta audiência, o deputado estadual Cristovam (PSL), Ana do Gás (PRB), os prefeitos de Trizidela do Vale, Fred Maia e Dr. Raimundo Jovita de Esperantinópolis, vereadores de Pedreiras; Marcos Louro, Everson Veloso, Cláudia Alencar, Serapião Louro e Elias Bento. Da cidade de Lima Campos os vereadores; Riba, Orlando, Nerivan e  Regi. Vieram de Trizidela do Vale os vereadores; Lindinaldo, Roberland, Paulo Chicote e Irmão Sival. De Arari compareceram; o vereador Cabituabas, vice presidente da ONG IDESA, César Ericeira, além do presidente do Comitê de Bacia do Rio Munin, Carlos Borromeu, os secretários municipais do Meio ambiente, Ivo Gonçalves (Pedreiras) Adelson Fernandes (Triz. Do Vale) Joecí Ribeiro (Arari) e demais lideranças políticas.