Roberto Costa participa de Caminhada pela paz em Bacabal e repercute na Assembleia

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Roberto Costa
15/12/2015 20h24

Roberto Costa participa de Caminhada pela paz em Bacabal e repercute na Assembleia
Foto original

“Não somos nós quem devemos ter medo”. Foi com este tema, que mais de mil pessoas realizaram a 1ª Caminhada pela paz em Bacabal. Já fartas da crescente violência e mortes que vêm assolando a cidade, cartazes pedindo mais segurança e justiça tomaram conta das principais avenidas, no intuito de chamar a atenção das autoridades competentes. Presente em demonstração de apoio à Caminhada, esteve o deputado estadual Roberto Costa (PMDB).

O parlamentar é uma autoridade que vem reivindicando constantemente Segurança Pública a Bacabal, em seus discursos na Assembleia. Ele tem se mostrado preocupado com a crescente violência na cidade e por isto participou da Caminhada ao lado de estudantes, organizações sociais e toda a população de Bacabal.

Para Morgana Viana, uma das organizadoras do movimento, a intenção é dar um basta à violência. “Muitos jovens têm morrido de forma banal, às vezes por conta de apenas um celular, que se tornou mais importante para os bandidos que o bem mais precioso: a vida. Falamos com várias autoridades para nos ajudar na cobrança pela melhoria na segurança pública e o deputado Roberto Costa tem sido um dos que se interessa realmente pela causa”, afirmou.

A caminhada também foi pontuada por muita comoção de pessoas que perderam seus familiares para a violência extrema. Andrea Gonçalves, irmã de Adonias Gonçalves, assassinado no início deste mês, falou muito emocionada sobre a perda do irmão. “Ele não merecia, pois era muito trabalhador”, disse. Já Newton Oliveira perdeu a irmã Ana Cristina, para a violência e imprudência no trânsito. “Não podemos mais aturar este tipo de situação. É revoltante”, afirmou.

Roberto Costa afirmou ter ficado feliz em participar deste momento de mobilização da cidade. “A sociedade civil organizada mostrou a sua face e uniu a cidade em torno desta reivindicação. Fiquei muito feliz ao ver que existe um grupo de jovens conscientizados e determinados em transformar aquela cidade numa cidade melhor”, disse.

“Acredito que a solução está também no investimento em Políticas Públicas voltadas para os jovens da periferia de Bacabal. A maioria dos registros de crimes está nas áreas mais pobres da cidade, onde os jovens são os mais atingidos. A situação em Bacabal só vai mudar quando áreas como estas tiverem infraestrutura, condições de lazer e cultura, que afastem o jovem da criminalidade”, completou.

Vítima

Na noite do dia 1º de dezembro deste ano, o jovem Adonias Gonçalves dos Santos, 34 anos, foi atingido por dois disparos de arma de fogo quando estava sentando conversando na porta da residência de um amigo, na Travessa Frederico Figueira, próximo ao Colégio Reis Magos.

Socorrido por uma pessoa que mora próxima ao local, a vítima deu entrada no Pronto Socorro Municipal ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito minutos depois. Adonias era morador do Bairro Santos Dumont e trabalhava em uma academia de ginástica. Este foi o fato mais recente de violência que resultou na Caminhada para dar um basta à situação.

Tribuna

Em discurso na tribuna, na manhã de terça-feira (15), o deputado Roberto Costa parabenizou e enfatizou a importância da Caminhada pela Paz. Ele exaltou a participação organizada da sociedade civil.

“Foi uma mobilização que há muito tempo Bacabal não via. Todos os comerciários, moradores, saíram para apoiar a caminhada. Participaram estudantes, igrejas, organizações, todos com um único sentimento que é o de dar um basta à situação. Muitas pessoas têm perdido a vida por conta da violência”, disse o parlamentar.

Costa aproveitou o discurso para ler o comunicado feito pela organização do evento para a população de Bacabal. A carta, que foi enviada a autoridades competentes e políticos, afirma entre outras coisas sobre a situação vivida pela população da cidade.

“Estamos cansados de tanto descaso em relação à violência. A má qualidade da nossa segurança pública se reflete nos poucos policiais nas ruas para nos defenderem. São jovens morrendo por conta de celular. Estamos cansados de enterrar nossos parentes, amigos e até desconhecidos. Os mais pobres têm sido atingidos, pois não têm condições de se cercar de seguranças particulares. Queremos iluminação pública de qualidade também para que minimize os assaltos. A justiça dos homens, infelizmente, só funciona para as classes mais altas”, dizia o documento.

Uma comissão fez a entrega do comunicado ao governador Flávio Dino, em sua última visita ao município. Na ocasião, o governador, que prontamente os atendeu, prometeu reestruturação na Segurança da cidade. “Esperamos que Bacabal possa retomar sua tranquilidade”, disse Roberto Costa.


Banner