Stênio Resende destaca trabalho realizado pela EMAP e crescimento do Porto do Itaqui

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
17/12/2015 15h17

O deputado Stênio Resende (PRTB) destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta quinta-feira (17), o trabalho realizado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que administra o Porto do Itaqui, na gestão do seu atual presidente, Ted Lago. “O relatório da EMAP de 2015 acusa um acréscimo de mais de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. O Porto do Itaqui já exportou 18 milhões e 600 mil toneladas, superando em mais de 500 mil toneladas as exportações do ano passado”, revelou.

Segundo o deputado, a gestão de Ted Lago conseguiu uma redução de 60% no tempo médio de espera dos navios, que antes era em média de 85 horas e, hoje, caiu para menos de 55 horas. “Portanto, reduziu o tempo drasticamente de espera nessa avenida chamada de corredor dos navios, favorecendo o grande fluxo de navios para serem atracados e atendidos, por meio do Porto do Itaqui”, explicou.

Stênio citou outros avanços da gestão atual da EMAP como, por exemplo, a redução nos custos operacionais na ordem de R$ 32 milhões, em relação a 2014, e a economia de um milhão e meio de reais nas bonificações do diretor-presidente, dos demais diretores e gerentes. “Antes, no Porto do Itaqui, não sobrava nada para investimentos, e o Governo do Estado ainda tinha que botar dinheiro. Hoje, o Porto do Itaqui tem recursos próprios pra bancar um píer que custa algo em torno de R$ 200 milhões”, observou.

“Tudo isso é fruto de uma gestão eficiente, equilibrada de um diretor-presidente que tem o compromisso, realmente, em transformar o Porto do Itaqui no maior porto de exportação de grãos do Brasil. Por isso venho hoje, aqui, parabenizar a equipe do Dr. Ted Lago. Sua eficiente gestão à frente da EMAP”, enfatizou Stênio Resende.

O trabalho de reforma e ampliação dos Portos do Cujupe e de São José de Ribamar realizado pela EMAP também foram apontados como avanços da gestão de Ted Lago. “Está sendo dada uma estrutura digna para os mais de um milhão e meio de passageiros por mês que usam o transporte de ferry-boat por intermédio do Porto do Cujupe”, destacou.

MEDALHA SIMÃO ESTÁCIO DA SILVEIRA

Na oportunidade, o deputado Stênio registrou que foi agraciado com a Medalha Simão Estácio da Silveira, na noite de ontem (16), pela Câmara de Vereadores de São Luís, por intermédio de indicação apresentada pelo vereador Marquinhos e aprovada por unanimidade por aquela Casa. “Agradeço a todos os vereadores. Digo-lhes que muito me honra receber esta medalha. Vou guardá-la com o espírito de um ludovicense que sempre gostou e amou essa terra”, afirmou.