Ferramentas de diálogo e aproximação entre o Poder Legislativo e a população, os canais de comunicação digital da Assembleia Legislativa têm adquirido cada vez mais seguidores. Em 2015, a participação da AL nas redes sociais continuou crescendo, sempre divulgando as ações da Casa do Povo de forma ágil e transparente.
As contas nas redes sociais do Parlamento Estadual são importantes ferramentas para a democratização das informações criadas pela equipe de Comunicação da Assembleia. Nelas são divulgadas as ações da Casa e todo o trabalho dos deputados em prol da população maranhense.
Diariamente é criado conteúdo para a internet de forma instantânea, principalmente na cobertura ao vivo de eventos na Assembleia, resultando em um grande número de postagens em dias de intensas votações ou acontecimentos relevantes.
A Agência ALEMA produziu 3.220 matérias de janeiro a dezembro deste ano. Desse número, 1.297 foram produzidas pela equipe do Portal e 1.923 pelas assessorias de Comunicação dos deputados.
Além do site oficial, atualmente a AL possui perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Todo o conteúdo transmitido pela TV Assembleia (canal aberto digital 51.2 e 17 TVN) também é disponibilizado, na íntegra, nos canais do Youtube. Já as imagens fotográficas das sessões plenárias e outros eventos da Casa são hospedadas diretamente no Flickr, ficando disponíveis para compartilhamento.
PARTICIPAÇÃO EM NÚMEROS
Criada em 2011, a página oficial da AL no Facebook possui mais de 9 mil curtidores. Destes, 619 novos entre janeiro e dezembro de 2015. Ao todo, desde a sua criação, foram realizadas 7.514 postagens em seu mural.
Já no Twitter, mais de 3 mil seguidores acompanham diariamente o conteúdo gerado para o microblog desde sua criação, em 2011. De janeiro a dezembro deste ano, a página conquistou mais de 600 novos seguidores. São mais de 21 mil postagens desde a sua criação.
Também criado em novembro de 2011, o canal da TV Assembleia no YouTube tem mais de 3 mil vídeos publicados, 255 deles este ano. Desde a sua criação, o canal acumula mais de 260 mil visualizações do seu conteúdo, com 750 pessoas inscritas.
O outro canal da Assembleia no Youbube, o Agência ALEMA, onde são postados os discursos dos parlamentares durante as sessões plenárias, possui mais de 2 mil vídeos publicados desde a sua criação, em 2012. O canal já possui mais de 72 mil visualizações e 365 pessoas inscritas.
A página da AL no Instagram já possui mais de 1.500 publicações e 1.264 seguidores, desde a sua criação em 2014. Foram mais de 400 novos seguidores apenas de janeiro a dezembro deste ano.
MOVIMENTAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DESDE A SUA CRIAÇÃO
FACEBOOK (facebook.com/assembleialegislativama)
9.301 mil fãs (curtidores) adquiridos desde a sua criação (novembro de 2011).
544 novos fãs (curtidores) de janeiro de 2015 até 21 de dezembro de 2015.
7.514 mil postagens no mural desde a sua criação (novembro de 2011).
TWITTER (twitter.com/AL_Maranhao)
3.723 seguidores adquiridos desde a sua criação (novembro de 2011).
619 novos seguidores de janeiro de 2015 até 21 de dezembro de 2015.
21.4 mil postagens desde a sua criação (novembro de 2011).
YOUTUBE
TV ASSEMBLEIA (youtube.com/2012ALEMA)
3.000 publicados desde a sua criação (novembro de 2011).
2.55 vídeos publicados de janeiro de 2015 até 21 de dezembro de 2015.
265.446 mil visualizações aos vídeos publicados desde a sua criação (novembro de 2011).
750 pessoas inscritas no Canal da TV Assembleia desde a sua criação (novembro de 2011).
AGÊNCIA ASSEMBLEIA (youtube.com/agenciaalema)
2.855 vídeos publicados (discursos) publicados desde a criação do canal (outubro de 2012) até 21 de dezembro de 2015.
72.529 mil visualizações aos vídeos publicados desde a sua criação do canal (outubro de 2012).
365 pessoas inscritas no Canal dos discursos desde a sua criação do canal (outubro de 2012).
FLICKR (flickr.com/photos/assembleialegislativama)
7.197 mil fotos postadas desde a sua criação (agosto de 2012) a 21 de dezembro de 2015.
INSTAGRAM (instagram.com/assembleialegma)
1.543 publicações desde a sua criação (novembro 2014).
1.264 seguidores desde a sua criação (novembro 2014).
415 novos seguidores de janeiro de 2015 a 21 de dezembro de 2015.