Vinicius Louro participa do lançamento do plano de combate ao Aedes aegypti

Assecom/ Dep. Vinicius Louro
11/01/2016 08h35 - Atualizado em 11/01/2016 08h53

Vinicius Louro participa do lançamento do plano de combate ao Aedes aegypti

O deputado estadual Vinicius Louro (PR) representou a Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (8), em São Luís, no lançamento do Plano Emergencial de Enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Maranhão, que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, do governador em exercício, Carlos Brandão e autoridades. O lançamento da campanha aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque.

Na ocasião, também aconteceu a apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, que visa intensificar as ações de combate ao mosquito. No Maranhão, já foram notificados, até o momento, 105 casos de microcefalia distribuídos em 48 municípios, desde o início do surto na região Nordeste, no segundo semestre de 2015.

“Nós só teremos sucesso com uma cooperação entre o governo federal, os governos estaduais e os governos municipais. Mas, sobretudo, o envolvimento, a  responsabilização da sociedade”, afirmou o ministro. Serão investidos R$ 10 milhões no combate ao mosquito.

O ministro se reuniu com o governador em exercício, Carlos Brandão (PSDB), e com os secretários estaduais e de vários municípios maranhenses. Na ocasião, o governo do Estado também lançou o Plano Estadual de Combate ao Aedes aegypti e de Maior Assistência à Saúde aos doentes de Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

"Esta luta é de todos nós. Juntos, o governo estadual e o governo federal estão empenhados em combater este mosquito nocivo que tem alarmado o nosso país, mas é preciso que todos façam sua parte para que a proliferação deste transmissor não cresça em nosso estado",  declarou o deputado Vinicius Louro

Números

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SES), o número de casos de dengue no Maranhão subiu de 3.527 em 2014 para mais de sete mil e 600 em 2015.