Othelino representa a AL em solenidade que oficializa a retomada a "Rota das Emoções"

Aurina Carneiro / Agência Assembleia
26/01/2016 16h55 - Atualizado em 26/01/2016 18h05

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou, na manhã desta terça-feira (26), a importância da retomada do projeto da Rota das Emoções. Na condição de representante do presidente da Assembleia, Humberto Coutinho (PDT), Othelino Neto participou da solenidade, realizada no Palácio Henrique de La Rocque, onde os governadores do Maranhão (Flávio Dino), do Ceará (Camilo Santana) e do Piauí (Wellington Dias) assinaram documentos para oficializar a retomada da Rota das Emoções.

“Aproveito este momento para louvar o esforço conjunto destes três governadores – Flávio Dino, Camilo Santana e Wellington Dias – em retomar o projeto da Rota das Emoções, que é de uma importância inquestionável para o desenvolvimento do turismo em toda a nossa região”, declarou Othelino Neto.

Ele também fez questão de parabenizar o governador Flávio Dino em razão da deflagração do Programa de Desenvolvimento Integrado do Polo Lençóis Maranhenses, que desde o ano passado está sendo executado pelo Governo do Maranhão.

Além de Othelino Neto, a solenidade contou também com a presença dos deputados estaduais Zé Inácio (PT), Rafael Leitoa (PDT), Fernando Furtado (PCdoB) e Fábio Braga (PTdoB); dos deputados federais Waldir Maranhão (PP) e José Reinaldo Tavares (PSB); do senador Roberto Rocha (PSB), do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e do secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, na condição de representante do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

Também participaram da cerimônia diversos prefeitos, entre os quais o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e o de Barreirinhas, Léo Costa, além de vários dirigentes de entidades empresariais e de órgãos como Fiema, Sebrae e Associação Comercial do Maranhão.

Durante a cerimônia, que deixou completamente lotado o auditório do Palácio Henrique de La Rocque, foi assinado o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). A entidade, que é um consórcio público entre os três estados, foi criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções.

Segundo a secretária de Turismo do Governo do Maranhão, Delma Andrade, a ADRS é responsável pela promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos, pela qualificação da mão de obra do setor e pelo fortalecimento entre os 14 municípios dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí que integram a Rota das Emoções.

De acordo com informações da secretária Delma Andrade, a assinatura do contrato tornou-se possível graças às discussões iniciadas durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara (CE), realizado em 2015. Em setembro, o Maranhão sediou o encontro de apresentação do novo plano de ação da agência, que é um braço executivo do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, criado em 2007.

Delma Andrade frisou que, ao assumir o cargo, o governador Flávio Dino dedicou-se para reestabelecer a Rota e, pensando nisto, investiu em infraestrutura que beneficiará o destino turístico, através da construção da estrada que ligará Paulino Neves a Barreirinhas. A obra, iniciada em outubro e em ritmo acelerado, integrará as cidades por meio da rodovia, e desta forma, impulsionará o turismo em toda esta região.

Quatorze municípios do Maranhão, Piauí e Ceará integram a Rota das Emoções. No Maranhão, estão inseridos os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata. E no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.