Autoridades prestigiam abertura dos trabalhos do Poder Legislativo

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
02/02/2016 12h25 - Atualizado em 02/02/2016 17h00

Autoridades prestigiam abertura dos trabalhos do Poder Legislativo

Bandeiras hasteadas, tropa em revista. Assim que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), passou pela tropa deu-se início à solenidade de abertura dos trabalhos do Poder Legislativo em 2016. A Sessão Solene que marcou o início das atividades contou com a presença de diversas autoridades, que desejaram sucesso e declararam apoio à nova Legislatura.

Acompanhado de deputados, diretores da Casa e autoridades representantes dos três Poderes, Humberto Coutinho assistiu ao desfile da tropa durante a solenidade militar que deu início à abertura dos trabalhos. O presidente da AL ressaltou que a nova Legislatura é um desafio a mais e que o Poder Legislativo continuará cumprindo o seu papel.

“Somos um poder independente, mas que mantém uma relação harmônica tanto com o Executivo, quanto com o Judiciário. 2015 foi um ano de sucesso, tivemos boas discussões, sempre de alto nível e respeitosas e a perspectiva para 2016 vai ser a mesma de 2015”, destacou Coutinho.

Após a solenidade militar, foi iniciada a Sessão Solene que marcou efetivamente a abertura dos trabalhos da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura. A mesa foi composta pelo presidente Humberto Coutinho; pelo governador do Estado, Flávio Dino (PC do B); pelos 1° e 2° secretários da Casa, deputados Edilázio Júnior (PV) e Carlinhos Florêncio (PHS), respectivamente; pela vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargadora Maria das Graças Duarte, representando o presidente do TJ-MA, Cleones Cunha; e pela procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Regina Rocha. Compuseram também a mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Jorge Pavão; a defensora-geral do estado, Mariana Albano de Almeid; e o secretário Extraordinário de Relações Parlamentares de São Luís, Severino Sales, na ocasião representando o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A sessão foi aberta com a leitura da Mensagem Governamental pelo governador Flávio Dino. Após a leitura, o presidente da AL chamou atenção para os principais problemas enfrentados pelo Maranhão e assegurou o compromisso da Assembleia em atender aos anseios da população.

“O senhor governador foi bem claro nas suas posições. Mas nós, deputados e deputadas, que andamos no nosso período de recesso visitando as nossas bases, o povo reclama de muitas coisas, mas duas são principais: é a segurança e a saúde. Esperamos continuar com essa parceria com o Governo do Estado, para solucionar esses problemas enfrentados pela população”, completou.

MENSAGENS

Diversas autoridades expressaram seu apoio e desejaram sucesso ao Poder Legislativo para o ano de 2016. Marcelo Tavares, secretário-chefe da Casa Civil e interlocutor do governo com os poderes Legislativo e Judiciário, frisou a continuidade da relação de parceria entre os poderes. “Vamos repetir o que deu certo no ano passado e estreitar ainda mais essa relação amistosa entre o Legislativo e o Executivo”, afirmou.

O subcomandante da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), coronel Jorge Luongo, na ocasião representando o comando da PM, reconheceu a importância do Legislativo. “A AL é a Casa do Povo. Nossos representantes estão aqui para decidir sobre o futuro da população e com a Polícia Militar não poderia ser diferente”, disse.

Já comandante do 24ª Batalhão de Infantaria Leve (BIL), tenente-coronel Carlos Azevedo, destacou a aproximação entre as Forças Armadas e o parlamento. “Para o Exército é muito importante essa aproximação com a Casa, pois representa uma integração das Forças Armadas com os poderes que trabalham pela sociedade”, assinalou.

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) frisou que o ano de 2016 será de trabalhos intensos, mas tranquilos, pois já há uma acomodação das forças políticas dentro da Assembleia. “Nosso compromisso com o povo será de buscar saídas e mecanismos para solucionar os problemas da população, pois o papel da Assembleia é justamente esse”, garantiu.

O governador Flávio Dino agradeceu a parceria com a Assembleia e desejou um ano de trabalhos produtivos para a Casa. “O nosso desejo é manter essa relação de diálogo e harmonia. É claro que há uma independência dos poderes, mas sempre buscamos essa harmonia. O Governo renova os agradecimentos ao Legislativo e deseja trabalhos parlamentares produtivos em 2016”, finalizou.