Fernando Furtado faz crítica aos órgãos federais no Maranhão relacionados à pesca

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Fernando Furtado
23/02/2016 14h20 - Atualizado em 23/02/2016 14h49

Fernando Furtado faz crítica aos órgãos federais no Maranhão relacionados à pesca
Foto original

O deputado Fernando Furtado (PCdoB) utilizou a tribuna, na manhã desta terça (23), para falar sobre as dificuldades pelas quais a Federação dos Sindicatos de Pesca do Estado do Maranhão está passando ao tratar com os órgãos federais no Maranhão.

“A Federação vem encontrando uma grande dificuldade com os órgãos federais do nosso Estado, que insistem, mais uma vez, em desconhecer a legitimidade de uma entidade que constitucionalmente está instituída,” disse o parlamentar.

Furtado disse ainda que a Gerência Executiva da Previdência Social em São Luís insiste em não assinar um acordo de cooperação técnica com a Federação, alegando que só pode fazer isso com a Federação das Colônias de Pescadores e por isso entraram na justiça para garantir esse direito.

“Hoje, nós estamos encontrando um problema na Superintendência Federal da Pesca, a senhora Genilde Campagnaro, ex-secretária de Meio Ambiente do governo Roseana Sarney, que também não aceita, não recebe os dirigentes, não recebe a Federação e insiste em não reconhecer os documentos da Federação”, denunciou Furtado.

SEGURO DEFESO

O parlamentar falou também sobre a suspensão do seguro defeso no Maranhão. “O seguro defeso no Maranhão continua suspenso, sendo pago apenas a portaria 13 na região Tocantina. No entanto, não há ninguém que esteja tentando encontrar a solução para pagar o seguro defeso dos pescadores do Estado do Maranhão.”

“Estou correndo atrás e viajo amanhã para Tocantins, para tentar uma reunião, discutir também essa questão com os companheiros do Norte e, no entanto, os outros companheiros não estão se mobilizando para resolver o problema do Seguro Defeso no Estado do Maranhão,” relatou Fernando Furtado.

FEDERAÇÃO

No último dia 17 de fevereiro aconteceu a eleição na Federação dos Sindicatos de Pesca do Estado do Maranhão. A eleição contou com a participação de mais de 80% dos filiados, onde foi eleita como nova diretora Angélica Calixto, da cidade de Santa Rita. “Essa é a segunda mulher numa sequência que vem assumindo a frente do movimento sindical da pesca no nosso Estado, a Federação está de parabéns pela organização e transparência utilizada para eleger os seus dirigentes,” finalizou Fernando Furtado.


Banner