Deputado Rigo Teles denuncia caos na saúde, epidemia e morte de pessoas em Barra do Corda

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Rigo Teles
01/03/2016 09h30

Deputado Rigo Teles denuncia caos na saúde, epidemia e morte de pessoas em Barra do Corda
Foto original

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta segunda-feira (29), para denunciar e pedir providências das autoridades competentes contra o caos que tomaram conta do setor de saúde pública de Barra do Corda, o maior e mais importante município da Região Central do Maranhão. 

O parlamentar revelou que por causa do descaso e da falta de políticas públicas preventivas de saúde pública da Prefeitura de Barra do Corda, cerca de 50 mil pessoas estão sendo vítimas de uma verdadeira epidemia de Dengue, Chicungunya e Zika Vírus. E já foram registrados alguns óbitos em função das graves doenças.   

Rigo Teles denunciou que apesar da gravidade, o prefeito e o secretário de saúde de Barra do Corda estão tentando esconder a situação, sub informando a Secretaria de Saúde (SES) e ao Ministério da Saúde (MS). “O próprio secretário Marcos Pacheco já anunciou que pessoas morreram por causa da epidemia”, revelou.  

“Apesar do prefeito esconder o caos, o que se vê são hospitais e postos de saúde fechados e a população procurando atendimento nos hospitais de Grajaú e Presidente Dutra. O Hospital Edison Lobão só foi aberto no último final de semana, porque o secretário Marcos Pacheco estava na cidade”, denunciou.     

DENÚNCIAS NO MP E NA SES

Diante da gravidade da situação e dos apelos dos vereadores e da população, o deputado Rigo Teles denunciou o fechamento do Hospital Edison Lobão e dos postos de saúde ao Ministério Público Estadual, que abriu processo para investigar e resolver o caos. A denúncia também foi feita ao secretário Marcos Pacheco.   

Em sua fala, Rigo Teles lamentou que apesar do secretário Marcos Pacheco constatar que cerca de 50% dos casos de Dengue no Maranhão foram registrados em Barra do Corda, o prefeito insiste em dizer que a situação está sob controle e que o caos não passa de intriga da oposição, para desestabilizar sua gestão.  

Na avaliação de Rigo Teles, além da falta de políticas preventivas de saúde pública nos últimos três anos, a epidemia que está acometendo a população de Barra do Corda foi provocada porque o prefeito demitiu os agentes comunitários de saúde, que visitavam as residências e promoviam a prevenção das doenças. 

Para amenizar o caos na saúde pública e combater a epidemia, Rigo Teles conseguiu com o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, a instalação de um hospital móvel (tenda) em Barra do Corda. A tenda, equipada com médicos, técnicos especializados e medicamentos, atendeu os doentes no final de semana e ficará em Barra do Corda até ser eliminado ou resolvido de vez este surto endêmico na cidade de Barra do Corda. Rigo agradeceu ao governador Flávio Dino e ao secretario Marcos Pacheco.


Banner