Deputados solicitam a adesão da Assembleia à campanha Março Lilás

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
01/03/2016 14h48

Deputados solicitam a adesão da Assembleia à campanha Março Lilás
Foto original

Os deputados Eduardo Braide (PMN) e Levi Pontes (SD) subiram à tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (1º), para chamar a atenção da Assembleia Legislativa para a campanha Março Lilás, promovida pelo Hospital Aldenora Bello. A campanha trata do combate ao câncer de colo do útero, promovendo ações preventivas durante todo o mês de março.

Braide começou o seu discurso parabenizando ao Hospital Aldenora Bello e à diretora da unidade, a médica oncologista Raquel Dino Cossetti, pela iniciativa. O parlamentar também apresentou dados que apontam que o câncer de colo do útero é o que mais mata mulheres no Maranhão.

“Somente no ano passado, 550 casos chegaram até o Hospital Aldenora Bello, fora os outros hospitais que existem espalhados em nosso estado. Por incrível que pareça, e esse é o motivo da campanha, é um dos tipos de câncer que têm o maior potencial de cura se for descoberto em seu início”, ressaltou.

O deputado também apresentou outros dados, como uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer que aponta que, em 2016, serão detectados no Maranhão 1.050 novos casos de câncer de próstata; 650 de mama feminino; 260 de câncer de cólon e reto; 360 de câncer de traqueia, brônquio e pulmão; 370 de câncer de estômago; e 970 novos casos de câncer do colo de útero.

Em apoio à campanha Março Lilás, Eduardo Braide solicitou que a Diretoria Médica da Casa e o Grupo de Esposa de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) abracem à causa e também façam parte desse combate ao câncer de colo do útero, haja vista que é o tipo de câncer que mais mata mulheres no estado.

“Fica aqui o apelo para que essa Casa possa aderir a essa campanha do Hospital Aldenora Bello, através da sua Diretoria Médica e através do Gedema, que é tão bem conduzido pela doutora Cleide Coutinho. E também fica o apelo para que as mulheres participem das palestras que acontecerão na sede do Hospital Aldenora Bello, para que possam comparecer para receber a vacina do HPV e para que façam o exame preventivo de Papanicolau. Porque, dessa forma, tenho certeza que iremos salvar a vida de muitas mulheres maranhenses”, completou.

O deputado Levi Pontes elogiou a iniciativa do deputado Eduardo Braide em abordar na tribuna a campanha Março Lilás e destacou os processos de informação e educação como ferramentas fundamentais para o combate a esse tipo de câncer.

 Todos, independente da área da saúde ou não, devem estar ombreados contra este mal que já não existe em outros países de primeiro mundo. Nosso grande problema é o câncer de mama, porque é difícil o diagnóstico, mas o câncer de colo do útero é de facílimo diagnóstico e de baixíssimo custo”, finalizou.


Banner