Francisca Primo homenageia as mulheres pela passagem do seu dia

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
08/03/2016 14h00

Francisca Primo homenageia as mulheres pela passagem do seu dia
Foto original

Ao render homenagens ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia de hoje, a deputada Francisca Primo (PT), em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira, 08, disse que esta data simboliza as lutas e conquistas alcançadas pelas mulheres na sociedade, provando, definitivamente, que não existe distinção de sexo, quando o assunto é desenvolvimento humano.

“Meus parabéns a você mulher, aquela foi feita para brilhar, que chora, que sorri e que conquistou o seu lugar. Aquela que cuida sem limite, aquela que tem um bom palpite sobre como encantar. Aquela que às vezes faz drama, que grita, que fala, que chama e não desiste de lutar. Aquela que é sentimento e que leva alegria e sofrimento e nunca se cansa de amar. Aquela que é mulher, simplesmente mulher, em primeiro lugar”, disse Francisca Primo, desejando Feliz Dia Internacional das Mulheres a todas as mulheres maranhenses, em especial,  as que fazem a Assembleia Legislativa e as mulheres buriticupuenses.

Sensibilidade feminina

Ao ressaltar que a transformação em todos os setores de relações sociais é resultado da influência e da sensibilidade feminina, Francisca Primo afirmou que a mulher ensina como é possível exercer liderança sem o rancor machista ou autoritarismo.  Disse também, que a mulher consegue conciliar inúmeras tarefas - com a busca do conhecimento - compartilhando o sucesso sem vaidade ou qualquer outro sentimento menor.

“A participação da mulher no mercado de trabalho é apenas uma pequena parte do processo de transformação social. A nossa luta não acabou, estamos caminhando em busca de mais conquistas, como por exemplo, a erradicação da violência contra a mulher. Ainda existem preconceitos, mas já temos legislações específicas para coibir essa violência”, afirmou Francisca Primo.

GTI Feminicídio

Na manhã de hoje o governador Flávio Dino assinou o decreto de instalação do Grupo de Trabalho Institucional (GTI Feminicídio), para adaptação das diretrizes nacionais que tem como objetivo investigar processos e julgar - com expectativa de gênero - a morte violenta das mulheres.  

Ao lembrar que a Lei do Feminicídio completa um ano amanhã, a deputada Francisca Primo - que participou do evento no Palácio dos Leões – disse que Flávio Dino, ao assinar aquele decreto, só mostra a sua preocupação com a causa das mulheres.

“Ele vem mostrando isso no seu trabalho e, também, dando condições para a secretária de Estado da Mulher fazer um bom trabalho no nosso Estado”, acentuou a deputada, destacando também que no Brasil, a cada 5 segundos uma mulher é violentada e, a cada 1h30, acontece um feminicídio, no país. “Precisamos ter essa preocupação com o Feminicídio e, isto, o governador Flávio Dino vem mostrando, assinando esse decreto”.

Em 2015, a nova Lei do Feminicídio n.º 13.104/2015, alterou o Código Penal para incluir mais uma modalidade de homicídio qualificado, o Feminicídio, que é aplicado quando crime for praticado contra a mulher por razão de condições de sexo feminino.


Banner