Deputados homenageiam as mulheres pela passagem do seu dia

Nice Moraes/Agência Assembleia
08/03/2016 17h42 - Atualizado em 09/03/2016 08h19

Deputados homenageiam as mulheres pela passagem do seu dia

O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), foi saudado na tribuna durante a sessão desta terça-feira, 8, pelos deputados Rigo Teles (PV), Othelino Neto (PCdoB), Graça Paz (PSL), Fernando Furtado  (PCdoB), Roberto Costa (PMDB), Francisca Primo (PT), Wellington do Curso ( (PPS), Júnior Verde (PRB) e Zé Inácio (PT).

Ao destacarem os avanços conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, eles também elogiaram os trabalhos desempenhados no parlamento estadual pelas deputadas Graça Paz, Ana do Gás, Francisca Primo, Andréa Murad, Nina Melo e Valéria Macedo.
“Em nome da minha mãe Francisca Teles, da minha esposa Abigail e da minha filha Lívian Maria, quero prestar homenagem a todas as mulheres que exercem um papel fundamental na sociedade”, acentuou Rigo Teles.

Othelino Neto disse que o dia 08 de Março marca uma série de avanços que as mulheres tiveram no decorrer da história. Ele lembrou que antigamente, nem havia mulheres nos parlamentos. Agora, por exemplo, no Maranhão, tem seis. “Espero que na próxima legislatura, tenham mais mulheres nos parlamentos”, disse o deputado, afirmando ainda que o Brasil tem muitos avanços na legislação e na política no sentido das mulheres ocuparem os seus espaços, mas, segundo ele, é preciso que isso aconteça de forma mais determinada.

Para a deputada Graça Paz, o Dia Internacional da Mulher lembra da justa luta do sexo feminino para que a sociedade reconheça o valor da mulher que segue um caminho em busca de respeito à sua dignidade pessoal, social e profissional.

“Quero neste 08 de março render as minhas homenagens a todas as mulheres que ao longo dos anos tem lutado em defesa dos nossos direitos e da nossa liberdade. A mulher luta por um futuro melhor; quer ter a possibilidade de viver uma condição feminina de igualdade, em que possa ser reconhecida por sua competência e não tendo que lidar com o machismo que ainda a oprime de diferentes maneiras”, acentuou Graça Paz.

Luta pela igualdade de direitos

Ao prestar homenagens à data de hoje, o deputado Fernando Furtando lembrou as mulheres têm uma luta constante pela igualdade; para que possam ter salários dignos, terem os seus direitos reconhecidos como profissionais e poderem ingressar em todas as profissões que assim desejarem. “As mulheres são fundamentalmente o esteio de uma família. Portanto, é importante que essa luta continue e que nós, homens, tenhamos a hombridade de junto a essas mulheres lutarmos para que elas consigam os seus objetivos e os seus direitos”.
“Esse é um dia importante para que possamos fazer uma reflexão do papel da mulher dentro da nossa sociedade e, ao mesmo tempo, chamar atenção para um problema que tem acontecido no Brasil que o aumento da violência contra a mulher”, sentenciou Roberto Costa. Ele também lembrou das importantes conquistas das mulheres ao longo do tempo, mas, segundo ele, ainda há muito a que se conquistar para que se possa viver em uma sociedade igualitária.

“A nossa luta não acabou, estamos caminhando em busca de mais conquistas, pois ainda não alcançamos o que queremos: a erradicação da violência contra mulher, pois ainda existem muitos preconceitos”, enfatizou Francisca Primo, lembrando que o dia 08 de Março simboliza as lutas, vitórias e conquistas alcançadas pelas mulheres na sociedade.

“Hoje é um dia dedicado à mulher, mas, na verdade, todos os dias são dias especiais das mulheres”, disse Wellington do Curso, lembrando os 10 anos da Lei Maria da Penha

O deputado Júnior Verde também disse que todos os dias são dedicados às mulheres.  “É preciso que nós tenhamos uma igualdade plena nas condições e nas atribuições, até porque as conquistas das mulheres são históricas, vêm de anos de dedicação e de lutas”.

Desafio

“Esta data é marcada como o dia de luta das mulheres que tiveram e que ainda tem que conquistar os seus direitos. Desde direito ao voto e ao trabalho com condições e salários dignos”, lembrou o deputado Zé Inácio. Ele também afirmou que no Maranhão o combate à violência contra a mulher é um desafio que deve envolver ações conjuntas da sociedade, dos governos, dos Poderes Legislativo e Judiciário, das organizações da sociedade civil, especialmente e dos movimentos de mulheres.

Andrea Murad também parabenizou a mulher pelo seu dia e destacou o número ainda pequeno de deputadas no parlamento estadual maranhense.  “Ainda somos um número muito pequeno, mas as coisas estão caminhando. E acho sim que o povo -  não só maranhense, mas de todo o país  - há de colocar mais mulheres em todos os ambientes de trabalho”.