Populares acatam pedido do deputado Wellington e desfazem manifestações em SL

Assecom/ Dep. Wellington do Curso
14/03/2016 18h10 - Atualizado em 14/03/2016 19h16

Populares acatam pedido do deputado Wellington e desfazem manifestações em SL

Na manhã desta segunda-feira (14), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) encaminhou-se à Av. São Luís Rei de França para se solidarizar e dar apoio à população que estava realizando protestos desde às 4h30min. Dentre as reivindicações da população, destaca-se a falta de infraestrutura, além de outras problemáticas como a insegurança e ineficácia do saneamento básico.

Os protestos que começaram cedo deram origem a gigantescos congestionamentos que assolaram todos os que pretendiam sair pela manhã. Ao encontrar a população, o parlamentar  encontrou um clima tenso, marcado pela revolta e insatisfação que permeavam os manifestantes que se encontravam no local.

O Movimento intitulado “Forte é a Comunidade”, é composto por moradores de vários bairros, dentre eles Parque Vitória, Jardim Turu, Alto do Turu e adjacentes. Para eles, o que mais causa revolta é o descaso das Prefeituras de São Luís e São José de Ribamar que, segundo eles, “jogam o problema de um para o outro e ninguém adota providência alguma”.

De forma responsável, Wellington dialogou com os manifestantes e colocou-se à disposição para intermediar o debate entre sociedade e Governo. Durante as negociações, a população acatou o pedido do parlamentar para que desfizessem as manifestações e se reunissem em uma audiência pública sob sua responsabilidade, na próxima quarta-feira (16), a fim de discutir as problemáticas apontadas e encontrar soluções que atendam a população. Além disso, o deputado Wellington percorreu as ruas dos bairros e comprovou “in loco” o abandono típico dos bairros em questão.

“Logo cedo, fomos surpreendidos com o engarrafamento gigantesco nas principais vias de São Luís. O fator que fomentou tal situação estava na Avenida São Luís Rei de França, presente nas manifestações feitas por cidadãos que reivindicavam apenas a atenção do Poder Público. Os protagonistas eram os moradores dos bairros Jardim Turu, Alto do Turu, Parque Vitória e bairros adjacentes. A solicitação feita resume-se apenas no cumprimento de direitos, principalmente no de ‘ir e vir’. Os moradores reclamam da falta de infraestrutura, dos buracos e da falva de pavimentação asfáltica. Ao ouvir os manifestantes, percebemos a indignação com a qual eles encaram o cenário em que tanto a Prefeitura de São Luís quanto a de São José de Ribamar se esquivam de suas responsabilidades. Ora, o povo clamava por uma voz e eu não poderia negar isso. Por isso, intermediei as reivindicações e, graças a Deus, voltei com a sensação de missão cumprida. As manifestações chegaram ao fim e na próxima quarta-feira estaremos novamente nos bairros para realizarmos uma audiência pública com representantes do Governo do Estado do Maranhão; das Prefeituras de São José de Ribamar e São Luís; da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís; Secretaria de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo de São José de Ribamar; Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão, dentre outros. Ressalto a importância da visita, ao ir falar com os manifestantes, pois só assim tomamos pleno conhecimento de todas as reivindicações. Empenho a minha palavra com cada cidadão e firmo meu compromisso em defesa do povo maranhense”, declarou o deputado Wellington.

Após o diálogo com o deputado, as manifestações foram finalizadas por volta das 10h e ficou estabelecido que o próximo encontro será em uma Audiência Pública, solicitada por Wellington. A Audiência será na próxima quarta-feira (14), com início às 19h, na Praça da Juventude, no Parque Vitória.