Eduardo Braide prestigia abertura do Curso de Treinador de Futebol da AGAP

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
19/03/2016 10h24 - Atualizado em 22/03/2016 08h45

O deputado Eduardo Braide (PMN) participou, na tarde desta sexta-feira (18), no auditório “Neiva Moreira”, do Complexo de Comunicação da Assembleia, na aula inaugural do Curso de Treinador de Futebol, promovido pela Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Maranhão (AGAP/MA).

“Não poderia deixar de vir aqui trazer o meu abraço e reconhecimento a esta brava mulher, cuja vida tem dedicado ao esporte a exemplo do seu marido Albino Soeiro, que é a vereadora Bárbara Soeiro. Acho que tudo na vida tem que ser feito com amor. E a Bárbara transmite isso quando fala de esporte. Parabéns ao casal, Bárbara e Albino, pela luta e dedicação de vocês ao esporte do Estado do Maranhão”, declarou Eduardo Braide.

Na oportunidade, o deputado lembrou a lei estadual de sua autoria, que obriga as escolas da rede pública estadual com espaços físicos ou equipamentos para a prática de esportes que, quando solicitados com antecedência de 48 h, sejam disponibilizados para a comunidade.

PRIMEIRO CURSO DE TREINADOR NO MA

O presidente da AGAP/MA, Jânio Martins Pinto, disse que era o primeiro Curso de Treinador de Futebol que a entidade realizava no Maranhão, em parceria com a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP), e que esperava que os participantes aproveitassem ao máximo. “Será motivo de orgulho para a gente, mais tarde, saber que um de vocês está treinando um clube da elite do futebol brasileiro. Por que não? Isto é possível e só depende de vocês!”, enfatizou.

Jânio revelou que a AGAP foi criada exatamente para dar assistência aos ex-atletas profissionais, principalmente nas áreas de assistência social e de qualificação profissional. “A maioria de nossos associados não teve oportunidade durante a carreira profissional de avançar nos estudos. E, hoje, para sobreviverem com dignidade precisam ter uma ocupação, e seja ela qual for exige qualificação profissional”, esclareceu.

O curso terá duração de três meses e meio e será ministrado pelo professor Roberto Patu, do Distrito Federal. Os 40 participantes são todos associados da AGAP. O local de realização será o auditório da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEDEL).

REFORMA DO ESTÁDIO NHOZINHO SANTOS

O secretário de Desporto e Lazer de São Luís (SEMDEL), ex-vereador Júlio França, anunciou que, em breve, o símbolo do esporte do Maranhão, considerado por ele, o Estádio Municipal Nhozinho Santos, será reformado e colocado novamente à disposição dos desportistas maranhenses. “Já temos em conta 50% dos recursos necessários para reestruturação dessa importante praça esportiva. A determinação do prefeito Edivaldo Holanda é de que reinauguremos o Nhozinho Santos ainda este ano”, revelou.

HOMENAGEM A ALBINO SOEIRO

O presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão (ACLEM), Tércio Dominice, homenageou o ex-vereador Albino Soeiro com a entrega da Carteira de Diretor da ACLEM e de um passaporte para o estacionamento do Castelão. “Albino é um ícone do esporte maranhense e é merecedor desta justa homenagem”, assinalou.

CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE

A vereadora Bárbara Soeiro (PRTB), de São Luís, aceitou o desafio do secretário Municipal de Desporto e Lazer para articular a implantação do Conselho Municipal de Desporto e Lazer. “Aceito o desafio e pode contar com todo o meu empenho. Tenho o esporte como a primeira ação de inclusão social. Contem comigo!”, afirmou.

AVALIAÇÃO

Segundo Luís Carlos, 52 anos, ex-atleta profissional, foi lateral direito do Sampaio Corrêa, nas décadas de 80 e 90, sócio da AGAP/MA há mais de 10 anos, a ideia de realização do Curso de Treinador de Futebol foi excelente e se traduz numa oportunidade formidável para ele adquirir outra perspectiva de sobrevivência. “Vou fazer o curso porque gosto e preciso. Tenho grandes expectativas quando ao curso e no que ele pode contribuir para melhorar minhas condições de vida”, comentou.

PRIMEIRO CURSO DE TREINADOR NO MA

REFORMA DO ESTÁDIO NHOZINHO SANTOS