Bira e Wellington do Curso repercutem audiência pública ocorrida no Parque Vitória

icone-whatsapp
Nice Moraes/Agência Assembleia
21/03/2016 21h55 - Atualizado em 22/03/2016 11h09

Bira e Wellington do Curso repercutem audiência pública ocorrida no Parque Vitória
Foto original

Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Wellington do Curso (sem partido), repercutiram na sessão desta segunda-feira (21), a audiência pública ocorrida semana passada, no Parque Vitória, onde foram debatidos os problemas enfrentados pelos moradores referentes à falta de Infraestrutura, Segurança e Educação. A audiência também contou com as presenças dos representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão.

Tanto Bira como Wellington afirmaram que a situação naquela região – que abrange aproximadamente 80 mil pessoas – é dramática. “Eu estive lá semana passada em uma audiência presidida pelo deputado Wellington e, também circulei pela região e vi que realmente a situação naquela região é muito dramática”, disse Bira do Pindaré, destacando os encaminhamentos que estão sendo direcionados para aquela região, principalmente em relação à infraestrutura.   

“O que nós constatamos foi a situação de abandono e o descaso do poder público”, afirmou Wellington do Curso, lembrando da manifestação ocorrida no início da semana passada onde os moradores do Jardim Turú, Parque Turú, Parque Jair, Vassoural, Parque Vitória e adjacências interditaram a Avenida  São Luís Rei França com o objetivo de chamar atenção do poder público. “Eles saíram da sua região para fazer um pedido de socorro, para chamar a atenção da sociedade, e das autoridades”, afirmou Welligton do Curso.

Encaminhamentos

A primeira questão discutida na audiência pública foi em relação à Infraestrutura, às péssimas condições das estradas que deixam a população praticamente isolada por falta e dificuldades de acesso por todas as vias. Então a infraestrutura é o item fundamental e priorizado lá pela comunidade. Em seguida foi tratada a questão da segurança e da educação.

Em relação à infraestrutura Bira do Pindaré afirmou que em reunião com a secretária de Estado das Cidades, Flávia Moreira, ficou estabelecida algumas prioridades que são ações estruturantes que vão ser efetivadas naquela região. Primeiro, à questão da estrada da Vitória - estrada que liga a Avenida Rei de França até a estrada da Maioba - eixo estratégico que atende tanto o município de São Luís como São José de Ribamar; o segundo item é o corredor de transporte coletivo que será recuperado e, o terceiro item é a recuperação da estrada Nossa Senhora da Vitória, estrada que corre paralelo com a estrada de Miritiua. “É uma região importante e que precisa realmente de intervenções”.

Metropolização

Bira do Pindaré também voltou a falar sobre a questão dos limites territoriais da Ilha de São Luís, que abrange os quatros municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Ele defendeu o diálogo entre o Governo do Maranhão, com o IBGE e com os prefeitos daqueles municípios “Esta Casa tem total autoridade de liderar esse processo de discussão sobre a revisão dos limites territoriais dos municípios da Ilha”, acentuou Bira do Pindaré.

Wellington do Curso disse que protocolou um requerimento solicitando a discussão desses limites territoriais na região metropolitana, principalmente de São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar. “O nosso olhar está atento às solicitações da população daquele eixo de São Luís e de Ribamar e, todas às vezes que forem necessárias, estaremos lá na região defendendo os seus interesses”, acentuou o deputado.

 


Banner