Bira apresenta plano de ações para recuperação de vias na região do Parque Vitória

icone-whatsapp
Assecom/Deputado Bira do Pindaré
06/04/2016 17h45 - Atualizado em 06/04/2016 20h21

Bira apresenta plano de ações para recuperação de vias na região do Parque Vitória
Foto original

Na manhã desta quarta-feira (6), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) registrou os avanços da reunião que teve ontem (5) com as secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e das Cidades (Secid) para tratar das reivindicações das comunidades do Parque Vitória e bairros adjacentes, recebidas durante Audiência Pública na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

Classificada com bastante produtiva pelo socialista, a reunião garantiu a definição de ações sobre as intervenções emergenciais e as de médio e longo prazo que serão executadas pelo Governo do Maranhão com vista em melhorar a trafegabilidade da região e, consequentemente, a vida das pessoas.

O titular da Sinfra, Clayton Noleto, informou que, assim que foi procurado pelo deputado Bira, esteve no local e começou a estudar soluções. Durante a reunião, de acordo com o parlamentar, o secretário apresentou um plano emergencial de ação, que significa o melhoramento com urgência e emergência da rodovia que liga a Avenida São Luís Rei de França até a estrada da Maioba – também conhecida como Estrada da Vitória; intervenção de melhoramento das pistas do corredor dos ônibus na região do Parque Vitória.

A falta de infraestrutura nos trechos foi tema, essa semana, de matéria nacional, que mostrou as dificuldades enfrentadas por moradores da Ilha nos dois trechos. O socialista esclareceu apenas que a obrigação de resolver o problema nas duas áreas não é do Executivo estadual, mas dos municípios – por se tratar de vias urbanas.

“Mas o Governo do Maranhão, sensível que é com a liderança do governador Flávio Dino, tem estendido a mão aos municípios e colaborado para atenuar todo o sofrimento que a população tem em razão das dificuldades com a infraestrutura urbana. E essa região da ilha de São Luís - que abrange São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, é uma das áreas hoje mais afetadas exatamente pela falta de uma infraestrutura adequada”, completou.

Bira lembrou ainda que já havia reunido com a titular da Secid, Flávia Alexandrina, ocasião em que que foi possível discutir projetos estruturantes. Segundo ele, as intervenções mais importantes e que exigem mais tempo porque depende de projeto e licitação.

“Então, tanto a Secretaria de Infraestrutura quanto a Secretaria das Cidades já têm alguns projetos e estão finalizando outros projetos de intervenção para a região”, afirmou ao enumerar as quatro prioridades definidas na reunião “N.º 1: a estrada que liga a Rei de França a estrada da Maioba, a famosa Estrada da Vitória. N.º 2: O corredor dos ônibus. Nº 3: a Rua Nossa Senhora da Vitória, que vai ligar com a Avenida do Miritiua e que vai permitir outra via de acesso para toda a região dos parques ali do Parque Vitória, como já conhecemos. N.º 4: o Mais Asfalto nas comunidades, pavimentar as principais vias de cada bairro”, pontuou ao informar que as ações emergenciais devem ser iniciadas em até 15 dias.

Para Bira, a organização dos projetos para a comunidade, envolvendo as quatro prioridades, vai assegurar a execução de um plano estruturante para tirar toda a região dos parques do isolamento.

“É uma região muito importante da nossa ilha, que abrange mais de 80.000 habitantes e o Governo do Maranhão está de parabéns porque está olhando para o povo, está olhando para esta gente e nós vamos acompanhar, como representantes do povo, cada passo dado pelo Executivo para que essas ações possam ser realizadas”, ressaltou.

MA-201

O deputado Bira falou ainda da rodovia MA-201, ou estrada de Ribamar – como é mais conhecida. O trecho também vai receber intervenções para melhorar, de forma imediata, as condições de mobilidade a toda a população da ilha de São Luís.

Além de Bira e do secretário Clayton Noleto, o adjunto da Secid, Casé Andrade, participaram da reunião o deputado Wellington, o ex-deputado Domingos Dutra e lideranças comunitárias da região.


Banner