Deputado Wellington cobra reativação do Centro de Controle de Zoonoses pela 10ª vez

Assecom/ Dep. Wellington do Curso
12/04/2016 11h25

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (11), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) cobrou, pela décima vez, a reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de São Luís.

A cobrança foi feita, pela primeira vez, no dia 1º de setembro de 2015, quando Wellington apresentou indicação solicitando que a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Saúde, reativasse a UVZ, tendo em vista os inúmeros casos de abandono de animais na capital.

"Pela décima vez, ocupamos a tribuna desta Casa para solicitar a reativação da Unidade de Vigilância em Zoonoses de São Luís. Já se passaram mais de 5 meses desde o dia em que cobramos a reativação da UVZ pela primeira vez. Até hoje, não obtivemos nenhuma resposta, o que comprova a irresponsabilidade e falta de compromisso do gestor com o cumprimento de direitos fundamentais como a saúde. Atrelado a isso, é evidente a insensibilidade com a qual os animais são ‘tratados’ em nossa capital. Para comprovar isso, não é preciso muito. Basta frequentar as ruas de São Luís que logo encontraremos gatos, cachorros e até jumentos abandonados. Infelizmente, tanto os cidadãos quanto os animais estão sendo maltratados pela Prefeitura de São Luís. Por isso, cobramos, mais uma vez, a reativação da UVZ. Eis uma solicitação não apenas minha, mas de toda população que se entristece ao ver inúmeros animais abandonados, expondo, inclusive, a nossa saúde a risco”,  ressaltou o parlamentar.