Assembleia e Semus promovem workshop voltado para o uso da voz

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
13/04/2016 11h45 - Atualizado em 14/04/2016 11h22

Na próxima terça-feira (19), a Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), promoverá um workshop voltado para os profissionais da voz da Casa e o público em geral. A palestra acontecerá no Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da AL, às 15h.

A programação faz parte da Campanha da Voz, uma mobilização que acontece anualmente em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Regional São Luís, órgão ligado à Semus, em parceria com a AL. O Cerest dispõe de um serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), além de prestar, à rede de serviços do SUS, suporte técnico-pedagógico e clínico-assistencial para a atenção integral à saúde dos usuários trabalhadores urbanos e rurais.

Durante o workshop, o fonoaudiólogo Tadeu Cardoso explanará sobre os cuidados para a preservação da voz, alertando sobre as alterações que podem ser um sinal de doenças e os recursos que facilitam a comunicação e a conservação da voz.

Profissionais que utilizam a voz diariamente, tais como jornalistas, cantores, atores, professores, entre outros, devem estar atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, pois, assim como outros seguimentos populacionais, negligenciam ou não têm a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causa para a qualidade de vida da população.

O quê

Workshop sobre o uso da Voz

19 de abril, às 15h

Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da AL