Deputados discutem inclusão digital e telefonia móvel com ministro das comunicações

icone-whatsapp
Joelson Braga / Agência Assembleia
14/04/2016 13h35 - Atualizado em 14/04/2016 13h43

Deputados discutem inclusão digital e telefonia móvel com ministro das comunicações
Foto original

O encontro de vários parlamentares maranhenses com o ministro das comunicações, André Figueiredo, para discutir os problemas da telefonia móvel e buscar melhoras nos índices de inclusão digital do estado, realizado na terça-feira (12), em Brasília, serviu também para que os deputados apresentassem outras demandas que afetam a população do estado.

Representantes da operadora de telefonia Claro foram convidados a participar do encontro com o grupo de deputados formado por: Fábio Macedo, Othelino Neto, Roberto Costa, Rogério Cafeteira, Rafael Leitoa e Júnior Verde. O deputado federal Weverton Rocha também esteve presente no encontro.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, questionou o ministro sobre os números negativos do Maranhão quanto o assunto é inclusão digital e lembrou que é preciso avançar em políticas que mude a atual realidade. “Precisamos rever esta situação. O Maranhão ocupa a última colocação entre os estados brasileiros em relação a inclusão digital. precisamos criar políticas públicas que revertam a situação e o ministro se mostrou sensível às nossas necessidades”, disse Othelino Neto.

O vice-presidente da Assembleia se referiu a pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas sobre o Mapa da Inclusão Digital no país. E mostra que o Maranhão ocupa o último lugar no ranking dos estados brasileiros com internet residencial. Somente cerca de 11% das famílias do estado estão conectadas.

O ministro declarou que conhece o Maranhão e que considera como um dos estados brasileiros com maior potencial de crescimento e que concordou que muito ainda pode ser feito e citou o projeto das cidades digitais. “Nós iremos levar a internet aos lugares mais distantes, o cidade digital tem como objetivo buscar a modernização da gestão e assim ampliar o acesso aos serviços promovendo o desenvolvimento por meio da tecnologia. Vamos avançar ainda muito mais”, anunciou o ministro.  

Durante o encontro o deputado Othelino Neto lembrou ainda de várias localidades maranhenses que ainda não dispõem, se quer de sinal para aparelhos celulares e citou o caso de grandes povoados do município de Pinheiro e, pediu, ainda, que o sinal na região do Porto do Cujupe seja melhorado. O parlamentar frisou que milhares de pessoas passam por lá e ficam incomunicáveis.

O deputado Rogério Cafeteira reforçou a solicitação de melhoria do sinal de celular no terminal de passageiros do Cujupe.  Neste sentido, o deputado Roberto Costa observou que a atuação das operadoras de telefonia móvel no estado deixa muito a desejar.

 Internet nas escolas

 Durante a reunião com o ministro André Figueiredo, o deputado Rafael Leitoa também se posicionou sobre bairros inteiros no município de Timon que sofre com a falta de comunicação por meio da telefonia móvel e também pediu internet nas escolas do estado. “Precisamos de internet nas escolas isto é ponto importante para o desenvolvimento dos jovens maranhenses”, disse o deputado. A resposta de técnicos do Ministério das Comunicações é que em breve um projeto específico para a área de internet nas escolas irá beneficiar milhões de brasileiros.

Outro parlamentar que se posicionou foi o deputado Júnior Verde. Ele lembrou ao ministro que a Assembleia irá realizar audiência pública para discutir, justamente a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel no estado. Imediatamente convidou os representantes da Claro para o evento. A operadora está presente em todas as regiões do estado. Verde disse ainda esperar que as demandas apresentadas na reunião  com o ministro sejam solucionadas.

Ao fim do encontro, o deputado Weverto Rocha, que intermediou o encontro com o ministro das comunicações, parabenizou a iniciativas dos deputados estaduais em buscar soluções para os problemas que atravancam o desenvolvimento maranhense.

As reclamações feitas pelos deputados serão analisadas e dentro de duas semanas serão apresentadas as viabilidades de execução.


Banner