Deputado Wellington defende a implantação do piso salarial dos advogados em Audiência na OAB

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Wellington do Curso
14/04/2016 15h59

Deputado Wellington defende a implantação do piso salarial dos advogados em Audiência na OAB
Foto original

Durante audiência pública que aconteceu na noite da última quarta-feira (13), o deputado estadual Wellington do Curso (PP) defendeu a implantação do piso salarial ético dos advogados do Maranhão. O evento aconteceu na OAB/MA e contou com a presença do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz; da presidente da Comissão Especial para Elaboração do Piso Salarial, Carolina Moraes; do economista e conselheiro do CORECON-MA, Pablo Rebouças; do conselheiro federal, Alex Murada, além dos deputados estaduais Eduardo Braide (PMN) e Zé Inácio (PT).

Na ocasião, discutiu-se também sobre o Projeto que tramita na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Wellington, que dispõe sobre a fixação do piso salarial, sujeito à alteração.

“O exercício da advocacia é algo tão honroso ao ponto de ser considerado indispensável à administração da justiça. Bem sabemos que, no cenário atual, significativa é a quantidade de advogados empregados, no setor privado, em especial em escritórios de advocacia, o que muda a percepção de advogado como um profissional exclusivamente autônomo. Por assim ser, a inexistência de um piso salarial para a categoria tem feito com que o advogado privado, muitas vezes, ingresse em um escritório recebendo valores irrisórios. Por isso, embora soubéssemos que a iniciativa não deveria ser nossa, ressuscitamos a discussão na Assembleia com o fim de debater sobre o piso ético que, nada mais é, do que uma forma de evidenciar o respeito por nossos operadores do Direito”, destacou o parlamentar.

Após o pronunciamento do deputado Wellington, vários advogados agradeceram e o parabenizaram pela iniciativa. “Vossa Excelência deveria ser aplaudida de pé. Primeiro, por sua origem e por seu exemplo como parlamentar. Depois, porque mesmo sabendo que a competência não é sua, Vossa Excelência teve a iniciativa que muitos não tiveram e, por isso, defendeu o nosso piso ético. O senhor Representa os advogados do Maranhão”, afirmou um dos advogados presentes.


Banner