Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia debate metropolização da Ilha

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
19/04/2016 13h26 - Atualizado em 19/04/2016 16h47

Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia debate metropolização da Ilha

Em reunião realizada nesta terça-feira (19), a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa debateu os problemas enfrentados pelos municípios da Ilha para garantir a efetiva metropolização.

Da reunião, proposta pelo presidente da Comissão, participaram vários outros deputados, gestores, vereadores e técnicos do Estado e dos municípios envolvidos na metropolização.

Participaram também do encontro o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, e o chefe do escritório regional do IBGE, Marcelo de Virgílio Melo, que mostraram os caminhos para assegurar que os problemas territoriais enfrentados pelos municípios da Ilha (São Luís, Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) venham a ser resolvidos, garantindo que os serviços públicos sejam levados para as áreas em conflito.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais propôs que seja feito um acordo envolvendo todos os segmentos para garantir que os problemas venham a ser solucionados, mas alertou que, por conta de ser ano eleitoral, não pode ser feito plebiscito para resolver as questões de limites.

Alguns deputados que participaram do debate realizado pela Comissão: Bira do Pindaré (PSB), Souza Neto (PTN), Levi Pontes (PCdoB), Wellington do Curso (PP), Júnior Verde (PP), Antônio Pereira (DEM) e Vinícius Louro (PR).

O debate, segundo Adriano Sarney, vai ser aprofundado numa audiência pública, no dia 4 de maio, com a participação de autoridades, técnicos e populações dos quatro municípios.