Servidores participam de palestra alusiva ao Dia Mundial da Voz

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
19/04/2016 18h30

“A voz é uma atividade física que precisa de condicionamentos”, afirmou o fonoaudiólogo Manuel Tadeu, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, em palestra realizada na tarde desta terça-feira (19), no auditório “Neiva Moreira”, do Complexo de Comunicação da Assembleia. A palestra faz parte da Campanha da Voz, desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em comemoração ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, que integra o Programa Saúde do Trabalhador.

Dezenas de servidores da Assembleia assistiram à palestra que teve como tema “Educação e Saúde Vocal para Comunicadores”, cuja realização foi resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST REGIONAL DE SÃO LUÍS) e a Assembleia Legislativa do Maranhão por intermédio da Diretoria de Comunicação.

Segundo Manuel Tadeu, o desempenho da comunicação por parte do trabalhador é muito importante para a valorização do profissional que, acrescentou, faz uso específico da voz de acordo com a atividade que desenvolve. “Nosso corpo é uma caixa de som e precisamos cuidar, ajustar, adequar a nossa voz de maneira que se estabeleça uma fina sintonia entre a voz e o corpo”, salientou.

Como Cuidar da Sua Voz: Saúde Vocal; As Pregas Vocais São Muito Versáteis e Eficazes; O Bem Falar e O Que Fazer Para Preserva a Voz foram os tópicos trabalhados na apresentação do fonoaudiólogo. Segundo ele, os inimigos da voz são o cigarro, álcool, irritantes químicos, infecções virais (gripes) e os chamados abusos vocais (gritar, tossir, pigarrear, falar alto e falar muito). “Para preservar a voz deve-se evitar, dentre outros, alimentos a base de leite e derivados, chocolate e derivados, alimentos que causem azia e má digestão e alimentos apimentados e gordurosos”, observou.

O fonoaudiólogo orientou que sempre que uma pessoa apresentar rouquidão persistente por mais de duas semanas, rouquidão associada a outros sintomas (dificuldade para respirar ou engolir) e perda súbita da voz, sem um quadro gripal associado, deve procurar urgentemente um profissional especializado.

De acordo com Manuel Tadeu, o perfil do comunicador exige habilidade comunicativa, simpatia, persistência, entusiasmo, flexibilidade, bom humor, ideias claras e precisas e desejo de se comunicar. “Quem fala é dono de sua expressão e precisa receber, perceber também a expressão dos ouvintes”, advertiu