Deputada Francisca Primo cobra ação visível no combate ao mosquito Aedes aegypti

Nice Moraes/ Agência Assembleia
25/04/2016 22h17 - Atualizado em 26/04/2016 09h39

Em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (25), a deputada Francisca Primo (PT) chamou atenção dos gestores municipais quanto à falta de ação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunha, doença que está se alastrando nos municípios maranhenses.

Em visita feita no último fim de semana a Buriticupu, Francisca Primo disse que recebeu reclamações de vários pacientes informando que estão voltando do hospital sem atendimento, pois, segundo eles, faltam medicamento, médico e até espaço para receberem o devido tratamento. “Estive em Buriticupu neste final de semana e nunca tinha visto uma epidemia tão grande quanto esta de Buriticupu, onde mais de 60% da população já teve Zika, Dengue ou Chikungunya ou estão doentes neste momento”, afirmou ela.

Ainda segundo a deputada, somente os agentes de endemias e agentes de saúde é que estão fazendo o trabalho de combate, mas apesar do esforço deles, não estão conseguindo realizar o trabalho a contento, visto que o número de profissionais são poucos. “É preciso uma ação mais visível. Os cidadãos estão sofrendo com o descaso do gestor do município, ficando todos sem atendimento e tratamento adequado e com a sua saúde prejudicada. Muitos não conseguem nem andar, pois as dores são terríveis”, acentuou Francisca Primo. .

Ao finalizar, Francisca Primo reforçou uma indicação onde solicitou ao governador Flávio Dino que encaminhe, através do gestor da regional de Saúde de Açailândia, dois carros fumacê para Buriticupu e um para Bom Jesus das Selvas, para ajudar eliminar  os focos  do mosquito transmissor. “A população não aguenta mais sofrer por conta dessa doença”.