Comissão de Obras da Assembleia visita obra do aeroporto e constata avanços

icone-whatsapp
Ribamar Santana/ Agência Assembleia
26/04/2016 21h05 - Atualizado em 27/04/2016 09h23

Comissão de Obras da Assembleia visita obra do aeroporto e constata avanços
Foto original

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia visitou, na tarde desta terça-feira (26), a obra de ampliação do aeroporto General Hugo da Cunha Machado, em São Luís. “Constatamos que houve um avanço muito grande e esperamos que, finalmente, seja concluída no novo prazo estabelecido, que é o de 26 de maio próximo”, afirmou o deputado Eduardo Braide (PMN), autor do requerimento que propôs a visita.

Além de Eduardo Braide, membro suplente, participaram da visita o deputado Léo Cunha, presidente da Comissão, e os membros titulares Fábio Macedo (PDT), Sérgio Frota (PSDB) e Hemetério Weba (PV) e, ainda, os deputados Júnior Verde (PRB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, e o deputado Zé Inácio (PT). Uma equipe de engenheiros e a superintendente do aeroporto, Maria do Socorro Sousa Ferreira, acompanharam e mostraram à comitiva os serviços em execução.

Em agosto do ano passado, a Comissão de Obras da Assembleia vistoriou a obra de ampliação do aeroporto e foi informada pela Infraero que, no início ou final de abril deste ano, os serviços seriam concluídos. Segundo a superintendente do aeroporto, a obra será concluída dia 26 de maio próximo. “Problemas de ordem operacional nos obrigaram a pedir um aditivo de mais de 30 dias. Não foi falta de dinheiro e nem tão pouco a obra encontra-se em situação de contingenciamento”, esclareceu.

A obra de ampliação do aeroporto, de responsabilidade do Governo Federal, iniciou em 2011 e está orçada no valor de R$ 17 milhões, sendo que 84% já foram pagos à construtora Todo Bras Ltda, de Vila Velha (ES), responsável pelos serviços. A ampliação está sendo realizada nos setores de embarque e desembarque e vai aumentar a capacidade do aeroporto de 3,4 para 5,9 milhões de passageiros/ano.

PROBLEMAS NAS PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM

A superintendente do aeroporto descartou qualquer problema nas pistas de pouso e decolagem do aeroporto, refutando denúncia feita pelo deputado Sérgio Frota com base em depoimento ouvido de piloto. “Nos dias 05 e 06 de abril do corrente, a companhia Gol  Linhas Aéreas realizou uma vistoria em nossas pistas e deu parecer que comprova estarem dentro dos padrões técnicos exigidos. Além disso, a Infraero realiza, diariamente, duas vistorias nas pistas de pouso e de decolagem que, também, comprovam estarem em plenas condições de uso”, revelou.

Quanto ao problema dos urubus que circundam a área do aeroporto e que já causaram danos em algumas aeronaves, nos momentos do pouso e decolagem, a superintendente do aeroporto informou que foi contratada uma empresa e elaborado um Plano de Manejo de Aves, já aprovado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), que será executado, atendendo determinação do Ministério Público Estadual.

AVALIAÇÃO

Viemos aqui para saber o que estava acontecendo. Visitamos a obra e ouvimos da superintendente do aeroporto que a obra será concluída no dia 26 de maio próximo, o que esperamos que se cumpra. Essa obra já demorou demais e precisa ser entregue à população maranhense, para que todos que utilizam esse aeroporto tenham melhores condições de conforto, sobretudo os turistas. De forma que a visita foi muito proveitosa”, avaliou o deputado Léo Cunha.

Eduardo Braide avaliou a visita como produtiva e esclareceu que, depois de concluída a obra, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai fazer a vistoria e homologar a entrega, somente após esse procedimento é que estará liberada para uso da população. Outro aspecto destacado pelo deputado foi a questão dos serviços oferecidos pelo aeroporto que, de acordo como o deputado, devem ser avaliados após a entrega da obra de ampliação.

Júnior Verde afirmou que a Assembleia está fazendo a sua parte, no momento em que se preocupa com uma obra de extrema importância para o desenvolvimento do Maranhão, como é o aeroporto, porta de entrada de milhares de pessoas. “Precisamos ter um aeroporto com condições adequadas e que causa uma boa impressão. Esperamos que a reforma que está sendo feita, de fato, melhore as condições de nosso aeroporto. Essa visita foi de grande valia”, comentou.

O vendedor Rodrigo Siqueira, que utiliza mensalmente o aeroporto, disse que está tudo bagunçado. “Precisa melhorar e muito. Vamos esperar pra ver se valeu a pena fazer a reforma desse aeroporto”. Salomão Silva, consultor comercial, declarou que a obra parece uma reforma que nunca acaba e que traz muito desconforto aos passageiros”.

 


Banner