Deputada Nina Melo homenageia município de Grajaú pelos 205 anos de fundação

Jacqueline Heluy/ Agência Assembleia
29/04/2016 12h51

Deputada Nina Melo homenageia município de Grajaú pelos 205 anos de fundação

A deputada Nina Melo subiu à tribuna na sessão desta quinta-feira (28), para homenagear os 205 anos de cultura, de história, religiosidade, lutas e conquistas do município de Grajaú, conhecido como a ‘Pérola do Sertão’.

Nina Melo destacou as belezas da cidade de Grajaú, “grande e próspera, exuberante, cercada por vales, rios e riachos de localização privilegiada, ligando o sertão à região Tocantina e à capital do estado”.

De acordo com a deputada, Grajaú é uma cidade rica em minérios, em pesca, grãos e em poesias recitadas em saraus, na vida simples de seus moradores. “Celeiro de homens e mulheres fortes, esperançosos que sonham com a retomada do progresso”.

Da tribuna, Nina Melo saudou o povo de Grajaú, destacando que  representam “mais de 67 mil corações sertanejos que não se acovardam com a quentura do sol durante a labuta do dia”.

Segundo ela, a verdade da história é inexorável e, por vezes, é necessário ser dita. E enfatizou que presta a homenagem aos amigos grajauenses em nome do seu amigo e padrinho Mercial Lima de Arruda, símbolo de luta, determinação e lealdade pelo Maranhão,  especialmente por seus  irmãos de Grajaú.

“Este pé de coco, índio, homem da roça, carrega na alma o amor pela sua terra e por inúmeras vezes ocupou esta tribuna com ética e brilhantismo, exercendo seu ofício com louvor, como um doutor na política”, disse Nina em referência ao ex-deputado estadual e ex-prefeito Mercial Arruda.

A deputada também fez referências à esposa de Mercial Arruda, senhora Lenilce. “Mas, como todos sabem, atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher, assim é a minha madrinha Lenilce. Seu Mercial e dona Lenilce, juntos, dedicaram suas vidas cuidando dos grajauenses”.

Em seu discurso, Nina Melo se disse apaixonada por Grajaú e que é uma “pé de coco” de coração.

A deputada destacou duas Indicações de sua autoria, apresentadas em 2015, uma solicitando a implantação da Regional das Serras, que teria como sede o município de Grajaú, e a segunda encaminhada ao secretário de Infraestrutura, solicitando melhorias na pavimentação asfáltica da MA-006, trecho que vai de Grajaú a Fortaleza dos Nogueiras, passando por Formosa da Serra Negra, de aproximadamente 150 quilômetros.

“O Governo do Estado precisa saber que esses municípios estão praticamente ilhados pela falta de manutenção dessa rodovia. Segundo informações divulgadas pelas redes sociais, o trecho de Grajaú a Arame será concluído no prazo de 120 dias. São 42 quilômetros, e eu espero realmente que essa estrada volte a ser trafegada o quanto antes”, afirmou Nina.

Por fim, a deputada solicitou ao secretário de Saúde que tome as medidas necessárias para a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Geral de Grajaú, a fim de dar suporte avançado de vida àquela região.

A deputada também reivindica ao secretário de Saúde que revise a situação administrativa do Hospital Geral de Grajaú e solicita ao reitor da UEMA que sejam implantadas melhorias no suporte dos Cursos de Enfermagem e Zootecnia existentes no município, os quais são muito importantes para a graduação dos jovens da cidade.