Edivaldo Holanda destaca editorial do JP sobre a gestão do prefeito de SL na área da saúde

Nice Moraes/ Agência Assembleia
02/05/2016 19h46

Em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira (02), o deputado Edivaldo Holanda (PTC), pediu que ficasse registrado nos Anais da Casa, o editorial do Jornal Pequeno, publicado na edição do último dia 26, sob o título: “Unidades de Referência em Saúde”, onde enfatiza o empenho do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em oferecer o melhor atendimento à população da capital.

- Administrar em qualquer situação sempre vai embutir a necessidade de vencer etapas, com paciência e desprendimento para ouvir os reclamos do povo, principalmente, quando as reivindicações se alongaram no tempo sem que os antecessores apresentassem quaisquer soluções dignas de registro. Todos conheceram o nível de protestos da população de São Luís, com relação aos hospitais de emergência e, em geral, a própria qualidade da saúde pública municipal - publicou o jornal.

O jornal também deu destaque aos protestos no setor da saúde e as ações adotadas pelo prefeito para sanar a crise. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior também ouviu esses protestos, também violentamente criticado por conta da superlotação e ineficiência dos Socorrões, os hospitais de emergência de São Luís, que historicamente absorveram as demandas de saúde do interior do Estado; ouviu as críticas e protestos, deparou-se com a escassez do orçamento e se dedicou a planejar uma saída para a combalida saúde pública do município, uma herança que muitos outros prefeitos também receberam, mas não tiveram a disposição de qualificar”,.

Reconhecimento

O deputado lembrou que a capacidade do prefeito Edivaldo de enfrentar realidades adversas foi premiada com o reconhecimento do hospital de emergência da Cidade Operária, o Socorrão II, como Unidade de Referência pelo Ministério da Saúde, para assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia.

“Não se trata de uma conquista simples. O Socorrão II realiza hoje, por mês, uma média de 300 cirurgias ortopédicas. Inclusive, está incluso, no orçamento do Ministério da Saúde, o que significa um aporte de mais recursos para esse setor que, talvez, seja a área mais sensível da administração municipal”, acentuou o deputado, lembrando ainda que foi necessária a capacitação do quadro técnico e a reestruturação física daquele hospital que possui cerca de 1.400 servidores.

Hospital da Mulher

Outra conquista importante para a saúde pública municipal, disse o deputado Edivaldo Holanda, é o Hospital da Mulher localizado no Anjo da Guarda, que também ganhou o selo de referência do Ministério da Saúde, em assistência de alta complexidade nos casos de neurocirurgia, lesões de aneurismas, tumores cerebrais e casos graves de colunas vertebrais.

“É interessante pontuar que os avanços obtidos com essa unidade hospitalar se dão com a participação de representantes da área do Itaqui Bacanga e do Conselho Municipal de Saúde”, acentuou o deputado.

O editorial do Jornal Pequeno disse ainda que: “Naturalmente, o prefeito mostra-se orgulhoso dessas novas conquistas de administração. Afinal, São Luís esperou muito tempo para alcançar referência em saúde pública”.

Para o deputado, O Ministério da Saúde confirma que “a administração municipal está proporcionando aos maranhenses uma rede de saúde com qualidade e reconhece a importância dos investimentos que a nossa gestão tem realizado”.