Deputado Bira defende discussão ampliada sobre os Diques da Baixada

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
03/05/2016 19h14

Deputado Bira defende discussão ampliada sobre os Diques da Baixada
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) defendeu uma discussão ampliada sobre os Diques da Baixada, envolvendo técnicos contrários e favoráveis. A posição do parlamentar que já havia sido afirmada em Audiência Pública e foi reforçada na tarde desta segunda-feira (02), durante sessão plenária. O socialista entende que é preciso abordar e examinar tecnicamente, sobretudo, o aspecto que mais preocupa a população, a salinização dos lagos da baixada.

“Precisamos ouvir os técnicos, os ambientalistas, trazer a Secretaria de Meio Ambiente, trazer os técnicos das universidades, para realmente analisarem e dizerem para nós com embasamento se essa ameaça existe ou não, porque, se ela existe, é uma tragédia o que pode acontecer muito em breve. E como nós estamos sujeitos às alterações ambientais em decurso do próprio tema, das interferências do ser humano e na dinâmica da sua própria reprodução no meio ambiente, é evidente que nós não podemos descartar que isso seja realidade iminente”, ponderou.

Bira saiu da Audiência defendendo a necessidade de aprofundar o assunto, com rodadas que garantam a participação de técnicos especializados na área para que o assunto possa ser debatido com profundidade que exige.

“A Baixada é uma região muito importante para o estado do Maranhão. Todos nós temos o maior carinho pela Baixada. Eu não sou exatamente da Baixada Maranhense, mas sinto como se fosse porque, fui criado em São Luís, mas nasci em Pindaré Mirim e o Rio Pindaré banha e consegue alimentar boa parte daqueles lagos da região da Baixada. Portanto é uma região a que todos nós temos muito apreço e é berço de resistência do povo maranhense”, concluiu ao destacar a presença marcante de inúmeras comunidades quilombolas, remanescentes das populações que foram escravizadas no passado.


Banner