UPA do São José e Hospital Macrorregional são temas de reunião entre Marco Aurélio e secretário de Saúde

Assecom/Dep. Professor Marco Aurélio
07/05/2016 17h14 - Atualizado em 07/05/2016 17h30

Em reunião com o secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), abordou o andamento de duas unidades  que irão ajudar a desafogar o sistema público de saúde de Imperatriz. Há muito a cidade de Imperatriz sofre com a defasagem do sistema, resultado do grande fluxo de pacientes encaminhados de municípios de vários estados. Visando amenizar o problema, Marco Aurélio buscou uma parceria com o governo do estado para que a UPA do bairro São José, concluída há três anos, fosse finalmente inaugurada.

Durante a reunião, o parlamentar acompanhou o andamento para a aquisição de equipamentos e materiais que irão abastecer a unidade. Marco Aurélio destinou emenda parlamentar no valor de R$ 1.150 milhão para que a unidade pudesse começar a funcionar, em contrapartida, o governador Flávio Dino se comprometeu em complementar os demais custos a fim de garantir sua abertura o mais breve possível, garantindo o seu funcionamento nesse ano.

Para o deputado Marco Aurélio, essa atitude do governador de garantir o custeio da unidade hospitalar e atender o clamor da população imperatrizense demonstra a atenção que o Governo do Estado vem destinando à área da saúde. “Quero agradecer ao governador Flávio Dino por ter apoiado esta ideia. Reuni com ele e mostrei a dificuldade que o município enfrenta na saúde. A comunidade desse conglomerado de bairros precisa dessa unidade. Esta UPA ajudará descentralizando muitas demandas", ressaltou.

O secretário Carlos Lula vem encaminhando os procedimentos que já estão nos últimos passos da inauguração. A unidade hospitalar de Porte 1, com capacidade para até 50 leitos, está situada na região do grande Santa Rita, uma das áreas mais populosas de Imperatriz, que abrange cerca de 80 mil moradores. A UPA do bairro São José atenderá as especialidades de Pediatria, Clínica Geral, Dentista, entre outros, com funcionamento 24 horas. A UPA será mantida nesse ano com a parceria do governo do estado com a prefeitura e ainda com apoio do governo federal, tendo como articulador dessa apoio do governo do estado o deputado Marco Aurélio, que sensibilizou o governador Flávio Dino, além de destinar mais da terça parte de suas emendas do ano para esta finalidade.

Marco Aurélio abordou ainda a conclusão do Hospital Macrorregional de Imperatriz, uma obra de extrema importância para toda a região e que deve ser entregue no segundo semestre de 2016. O hospital contará com 100 leitos de internação em enfermaria, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia, unidade de pronto atendimento funcionando 24 horas, central de imagem com exames de ultrassonografia, raio-x, endoscopia e mamografia, além de laboratório de análises clínicas.

Na ocasião, o deputado reforçou a necessidade da criação de leitos de UTI pediátricos, uma vez que as crianças da região que necessitam de cuidados intensivos são obrigadas a se deslocar para a capital, conta com apenas 10 leitos do tipo para atender todo o Maranhão. Além disso, o deputado defendeu a importância da criação de uma ala de oncologia pediátrica, demandas históricas para a região e que certamente irão contribuir não apenas com a cidade de Imperatriz, mas com toda a região.

“Todas as sugestões que discutimos com o secretário estão em sintonia com apontamentos realizados pelo Comitê Intergestor Regional – CIR, responsável por avaliar as principais necessidades de cada município. Sabemos da importância da rede pública de saúde de Imperatriz, por se tratar de polo para os municípios mais próximos, por isso a necessidade eminente dessas duas obras", reforçou o parlamentar.

O hospital, localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana, em Imperatriz, está em fase de conclusão.