Antônio Pereira destaca criação do Núcleo Especializado de Saúde do Homem

Nice Moraes/Agência Assembleia
18/05/2016 14h24

Antônio Pereira destaca criação do Núcleo Especializado de Saúde do Homem

O deputado Antônio Pereira (DEM) repercutiu, na sessão desta quarta-feira (18), a entrega das novas instalações do Centro de Especialidades Médicas do Filipinho (CEM Filipinho), ocorrida ontem, dia17, pela Prefeitura de São Luís. Após uma ampla reforma - feita com recursos próprios do tesouro municipal - aquele centro também passa a abrigar o Núcleo Especializado de Saúde do Homem.

“É o primeiro espaço criado, no Maranhão, para ser referência em atendimento médico para o público masculino. Esse é o grande diferencial”, salientou Antônio Pereira.

No início da sua fala, Antônio Pereira – que é o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo Estadual – frisou trechos do documento enviado pela Secretaria Municipal de Saúde do município de São Luís onde relata o trabalho que vem sendo feito pela gestão Edivaldo Holanda Júnior, no setor da saúde.

Além do Centro de Especialidades Médicas do Filipinho, mais de 30 Unidades de Saúde do município receberam reformas estruturais para que haja uma integração dos centros médicos na atenção primária da saúde.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, aquela unidade -  que fazia em média mil atendimentos por mês - terá o volume de atendimento triplicado, passando a realizar três mil procedimentos médicos, mensalmente. Conta com uma ampla equipe de médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. Lá serão realizadas consultas especializadas para 11 áreas: cardiologia, endocrinologia, neurologia, mastologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, nefro, urologia, gastroenterologia e proctologia.

Saúde do Homem

“Acho que esse é o grande diferencial. Nós estamos vendo aqui a capital criando o primeiro espaço médico para a saúde do homem que contará com médicos proctologistas, urologistas e nefrologistas. Ao parabenizar o prefeito e a secretária Helena Duailibe por essa iniciativa, Antônio Pereira acentuou que vai fazer um documento e falar pessoalmente com o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira e com a secretária de Saúde daquele município, também implantar aquele serviço.

“A atenção à saúde do homem é um serviço inovador oferecido pelo município de São Luís, no CEM do Filipinho. A gente espera que possamos ter um grande avanço na saúde do homem”, disse o deputado, lembrando que, para disponibilizar esse atendimento, foram ampliados os serviços das áreas médicas de urologia e proctologia, principalmente, possibilitando a realização de exames preventivos de câncer de próstata e outras doenças que são mais afeitas ao sexo masculino. O serviço oferece também biópsias, cateterismo, punção de bexiga, vasectomia e outros exames complementares.

Hospital da Mulher

Antônio Pereira também destacou o Hospital da Mulher que foi referenciado pelo Ministério da Saúde como hospital de alta complexidade em Neurologia, tendo destinado apenas R$ 715 mil por ano. Isso significa uma parcela de menos de R$ 80 mil por mês. Por isso, o prefeito chamou a responsabilidade para si e o município vai ter financiar mais de 80% desse recurso. “Parabenizo a secretária Helena Duailibe e o prefeito por fazer tudo aquilo que vem fazendo pela saúde pública de São Luís”.

Elogios

Em aparte, o deputado Edivaldo Holanda (PTC), elogiou o pronunciamento de Antônio Pereira e disse que 80% do custeio da saúde da capital é feita diretamente dos cofres do município; o Governo Federal participa com cerca de 20%.

Disse também que, nos últimos cinco anos, a rede de saúde pública brasileira perdeu cerca de 24 mil leitos mostrando. “Mas, o prefeito Edivaldo tem se desdobrado para melhorar esta situação, apesar da crise pela qual passa os municípios brasileiros”.

Ainda de acordo com Edivaldo Holanda, o prefeito em parceria com o Governo do Estado constrói praticamente um novo Hospital da Criança aumentando, inclusive, a quantidade de leitos. Lembrou ainda que o prefeito Edivaldo também dobrou a oferta de leitos de UTI na rede municipal. “Eu fico feliz com o seu pronunciamento e satisfeito, porque V. Ex.ª é uma autoridade em saúde no Estado do Maranhão”, acentuou Edivaldo Holanda.