Gedema investe na estrutura e qualificação dos profissionais da Sementinha

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
20/05/2016 12h01 - Atualizado em 24/05/2016 09h42

Administrada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), a Creche-Escola Sementinha tem passado na atual gestão por constantes melhorias em sua estrutura, proporcionando mais conforto e segurança às crianças que estudam na instituição. Além disso, o Gedema tem investido na qualificação do quadro de profissionais da creche, tudo para proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva.

O Gedema conta com uma equipe docente que planeja, administra e desenvolve as atividades pedagógicas da Creche-Escola Sementinha, sob a gestão de Cleide Coutinho, presidente do Grupo, para que a instituição se torne referência e, no futuro, os alunos tenham uma trajetória de sucesso. Atualmente, a instituição atende cerca de 240 alunos, com um corpo docente formado por 29 professores.

Dentre as ações mais recentes de melhorias da creche consta a instalação de grades em torno de todo o prédio, além da qualificação de nove professores quadro com o curso de Cuidador Escolar. O objetivo é atender às 14 crianças matriculadas que apresentam necessidades de atendimentos especiais, no âmbito das variadas síndromes e transtornos.

“Nós estamos cercando toda a creche, para oferecer essa proteção às crianças. Também estamos encaminhando nove professores para fazerem um curso de atualização e participar de seminários no que se refere às síndromes e transtornos, pois temos 14 crianças nessa situação e consideramos esse um percentual alto, haja vista o número de crianças que nós temos”, assinalou Conceição Raposo, supervisora pedagógica da Creche.

Em breve também serão instaladas mais câmeras de segurança e os professores também serão qualificados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Cleide Coutinho destacou as inúmeras melhorias pelas quais a Sementinha tem passado ao longo de sua gestão à frente do Gedema e do trabalho desenvolvido por toda a equipe.

“Com a ajuda do presidente Humberto Coutinho nós conseguimos trocar o piso da sala de recreação, que era um piso que tinha pedras e poderia machucar as crianças. Nós conseguimos colocar brinquedos, que antes não tinha e as crianças também não tinham recreio. E, acima de tudo, nós temos cuidado com a formação pedagógica”, disse.

Ela também frisou que todo o esforço e o compromisso com a excelência do ensino para a formação das crianças são reconhecidos pelos pais. “Eu recebo muitos elogios, os funcionários muito gratos. As mães participam ativamente das festinhas, das palestras. É uma coisa muito importante ter uma escola que corresponde à alegria das crianças e a satisfação dos pais”, completou a presidente do Gedema.

SOBRE A SEMENTINHA

A Creche Sementinha foi fundada em 1993, pelo ex-deputado, hoje falecido, Nagib Haickel, tendo como grande incentivadora pela criação desse espaço, sua esposa Clarice Haickel. Ela está situada na Avenida Jerônimo de Albuquerque S/Nº Sítio Rangedor - Cohafuma, com padrões adequados e exigidos por lei para uma escola de qualidade.

No início era apenas uma instituição recreativa, com o objetivo de atender filhos e netos de funcionários da AL enquanto trabalhavam. Após alguns anos, na gestão do Deputado Carlos Alberto Milhomen, sua esposa Clelia Milhomen deu um cunho pedagógico para a instituição, transformando-a de recreativa para educativa, atendendo especificamente à Educação Infantil (Pré-Escola).

Na gestão do deputado João Evangelista, sua esposa, Georgina Mouzinho Lima dos Santos, fez a mudança do nome de Creche para Creche- Escola Sementinha e implantou o Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série, autorizado a funcionar, junto com a pré-escola, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em 02 de abril de 2009, através da Resolução nº 062/2009.

Na gestão do deputado Marcelo Tavares, estava à frente da presidência do Gedema Silvana Leal Silva, que implantou e organizou as áreas da Creche- Escola Sementinha em seu novo prédio e deu entrada ao processo de reconhecimento de Instituição junto ao CEE, com a inclusão do Ensino Fundamental I, aprovado pela Resolução nº 009/2011 de 27 de janeiro de 2011.

Atualmente, na gestão do presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, a presidência do Gedema está a cargo de Cleide Coutinho.

SOBRE A SEMENTINHA