Deputado Cabo Campos prestigia I Fórum Metropolitano de Políticas sobre Drogas

Assecom/ Dep. Cabo Campos
20/05/2016 16h43

Deputado Cabo Campos prestigia I Fórum Metropolitano de Políticas sobre Drogas

Um público diversificado, entre eles homens e mulheres da sociedade civil organizada, compareceu ao Auditório Neiva Moreira (Assembleia Legislativa), na manhã des quinta-feira (19), para participar do I FÓRUM METROPOLITANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

O evento foi promovido pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), formada por pessoas que militam as causas das Comunidades Terapêuticas, Saúde Mental, Instituições de Prevenção, igrejas católicas e evangélicas e políticos que atuam no fortalecimento da política sobre drogas.

O Fórum também faz parte da pauta de trabalho do deputado Cabo Campos (DEM), que desde o ano passado tem promovido encontros sobre o tema. “O evento é fundamental, pois propicia um espaço de integração e discussão entre todas as pessoas que convivem nessa realidade e a sociedade civil. O Maranhão, com certeza, está dando um passo importante para combater as drogas. Aqui só se ganhou”, frisou.

O Fórum contou com a representante da Confederação Nacional dos Municípios CNM do Projeto REINSERIR, Rosângela da Silva responsável pela pasta falou do projeto que coordena. “O projeto tem como objetivo fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas”, explicou.

Diante do I Forúm realizado Erisson Souza, coordenador da REMADD, falou de sua importância. “ O Fórum tem por objetivo trazer conhecimento e informações sobre a importância das políticas públicas sobre drogas para o Estado e seus municípios e construir um alinhamento entre os vários segmentos sociais que atuam na prevenção, cuidado, tratamento e combate às drogas na Grande Ilha”, disse.

A segunda parte do evento ocorreu no turno da tarde. Durante o período foram realizados grupos de discussão que tiveram como pauta a criação de Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas, Projeto REINSERIR nos municípios, Rede de Atenção Psicossocial nas Políticas Públicas Sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas (criação da Associação Metropolitana de Comunidades Terapêuticas). Os diversos grupos finalizaram elaborando sugestão de reuniões para compor as próximas fases do Fórum e apresentar os resultados dos grupos de trabalho.