Deputado Cabo Campos prestigia I Fórum Metropolitano de Políticas sobre Drogas

Assecom/ Dep. Cabo Campos
21/05/2016 12h09

Deputado Cabo Campos prestigia I Fórum Metropolitano de Políticas sobre Drogas

Com um público diversificado, entre eles homens e mulheres da sociedade civil organizada, compareceram no Auditório Neiva Moreira (Assembleia Legislativa), na manhã desta quinta-feira (19), para participar do I FÓRUM METROPOLITANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.

Promovido pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), formada por pessoas que militam as causas das Comunidades Terapêuticas, Saúde Mental, Instituições de Prevenção, igrejas católicas e evangélicas e políticos que atuam no fortalecimento da política sobre drogas.

O evento também faz parte da pauta de trabalho do deputado Cabo Campos (DEM), que desde o ano passado tem promovido encontros sobre o tema. “O evento é fundamental, pois propicia um espaço de integração e discussão entre todas as pessoas que convivem nessa realidade e a sociedade civil. O Maranhão, com certeza, está dando um passo importante para combater as drogas. Aqui só se ganhou”, frisou.

O Fórum contou com a representante da Confederação Nacional dos Municípios CNM do Projeto REINSERIR, Rosângela da Silva responsável pela pasta falou do projeto que coordena. “O projeto tem como objetivo fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas”, explicou.

Diante do I Forúm realizado Erisson Souza, coordenador da REMADD falou de sua importância, “ O Fórum tem por objetivo trazer conhecimento e informações sobre a importância das políticas públicas sobre drogas para o Estado e seus municípios e construir um alinhamento entre os vários segmentos sociais que atuam na prevenção, cuidado, tratamento e combate às drogas na Grande Ilha”, disse.

A segunda parte do evento ocorrido no turno da tarde, foi realizado grupos de discussão que tiveram como pauta a criação de Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas, Projeto REINSERIR nos municípios, Rede de Atenção Psicossocial nas Políticas Públicas Sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas (criação da Associação Metropolitana de Comunidades Terapêuticas). Os diversos grupos finalizaram se reunindo para compor as próximas fases do Fórum e apresentar os resultados dos grupos de trabalho.