Edivaldo Holanda destaca implantação do primeiro Ecoponto de São Luís

Nice Moraes/Agência Assembleia
24/05/2016 13h15

Edivaldo Holanda destaca implantação do primeiro Ecoponto de São Luís

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) destacou, na sessão desta terça-feira (25), a implantação do primeiro Ecoponto de São Luís, feita pela gestão Edivaldo Holanda Júnior. Trata-se de um espaço disponibilizado à população para a entrega voluntária de materiais volumosos inertes e inservíveis, não recolhidos pela coleta convencional. O Ecoponto, instalado semana passada, fica localizado na Avenida dos Franceses.

Segundo o deputado, esse é um grande passo que o prefeito Edivaldo Holanda Junior dá para a melhoria da limpeza pública de São Luís, que é uma das primeiras capitais brasileiras a se adequar ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.  Ao todo, serão implantados 14 Ecopontos na capital maranhense.

“Estes Ecopontos ajudarão na disciplina do recolhimento dos materiais que são descartados das construções e jogados - pelos carroceiros - nas avenidas e nas praças, criando um aspecto feio para a cidade. Agora, com esse disciplinamento, com essa determinação do prefeito Edivaldo da construção dos Ecopontos na nossa cidade de São Luís, este problema, com certeza, será resolvido”, afirmou Edivaldo Holanda.

Depósitos

Neste sistema encaixam-se também o resíduo sólido da construção civil, onde o mesmo será depositado em caixas estacionárias dispostas no Ecoponto. É um projeto que atenderá, principalmente, àqueles que usam veículos de tração animal (os carroceiros). São resíduos com volumes inferiores a 2m³, transportados por veículos, tais como picapes, carrinhos de mão ou carroças.

“Estes veículos têm feito um trabalho desorganizado e têm atentado à limpeza pública da nossa cidade, porque estão fazendo depósitos aleatórios em avenidas e praças de São Luís. É um verdadeiro desserviço que está sendo prestado por essas pessoas que não respeitam a sua própria comunidade”, afirmou o deputado.

Ele lembrou que o Ecoponto, além do ponto de vista sustentável, é positivo no quesito econômico, uma vez que as cooperativas de catadores vão ser qualificadas e terão pontos de apoios onde poderão realizar o seu trabalho com mais dignidade e com melhores resultados.

Organização

Ao finalizar, o deputado ressaltou a fala do carroceiro Damião Ribeiro Viana sobre a implantação do Ecoponto. “A prefeitura fez a sua parte e agora todos nós temos que fazer a nossa também, trazendo o material descartável para cá e não jogando de qualquer jeito na rua”.

A coordenadora do comitê de limpeza pública de São Luís, Carolina Estrela disse que o Ecoponto é um equipamento urbano de grande importância para a gestão do resíduo sólido na cidade, pois atende positivamente diversos aspectos nas áreas ambiental, social e econômica. “A partir do momento em que as cooperativas de reciclagem são inseridas no processo de gestão do resíduo, proporcionamos a esta categoria maior organização e geração de renda”, diz Carolina Estrela.