Orquestra Filarmônica de Codó e o deputado e cantor Edivaldo Holanda marcam Quarta Cultural

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
25/05/2016 21h25 - Atualizado em 26/05/2016 09h14

Duas expressivas atrações marcaram a terceira edição do Quarta Cultural, realizada pela Diretoria de Comunicação, na tarde de hoje (25), no auditório “Neiva Moreira”, do Complexo de Comunicação, transmitida ao vivo pela TV Assembleia: a apresentação do deputado Edivaldo Holanda (PTC), interpretando canções cristãs, e da Orquestra Filarmônica de Codó, fruto de um projeto social do grupo empresarial FC Oliveira, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

“Estou encantada e muito feliz com o que assisti, hoje, aqui. Acho que esse tipo de evento tinha que ser mais frequente na Assembleia e mais aberto para a comunidade. É tarefa desta Casa também promover a cultura maranhense, que é muito rica. Temos muitos talentos que precisam ser revelados”, declarou Teonília Nascimento, codoense e servidora da Auditoria da Assembleia.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Dentro da concepção do Quarta Cultural, a participação especial nesta Quarta Cultural, foi a apresentação do deputado Edivaldo Holanda que, inclusive, recebeu o prêmio “Disco de Ouro”, em maio deste ano, da gravadora Bom Pastor, pelas mais de 50 mil cópias de seu último álbum intitulado “Luiz de Carvalho e Edivaldo Holanda Cantam Grandes Clássicos da Música Cristã”.

“Entrego a Deus esse prêmio. É uma emoção indizível! Comecei a cantar aos 10 anos, no coral da Igreja. É um trabalho sacrificial encontrar tempo para atender a musica e a política, sendo que Deus está sempre em primeiro lugar”, declarou um emocionado Edivaldo Holanda no bate-papo com a apresentadora do Quarta Cultural, Elda Borges.

Edivaldo cantou vários hinos para uma plateia que se mostrava surpresa e gratificada com o desempenho do deputado. “Estou surpreso e, ao mesmo tempo, gratificado por conhecer, hoje, mais um talento da música maranhense, que é o deputado Edivaldo Holanda. Não sabia desse seu talento”, revelou Edivaldo Nascimento Silva, servidor da Diretoria de Comunicação da Assembleia.

Para Edivaldo Holanda, a Quarta Cultura da Assembleia veio pra ficar e tem muito a contribuir com a cultura maranhense ao proporcionar a oportunidade de se revelar novos talentos. “Parabenizo a Diretoria de Comunicação por ter criado esse vento e me coloco à disposição para ajudar no que for possível para fazer a Quarta Cultural crescer em público e na ampliação de revelação de novos talentos”, afirmou.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE CODÓ

O maestro da jovem Orquestra Filarmônica de Codó, Victor Emanuel, disse ser uma grande honra poder se apresentar mais uma vez ao público ludovicense. Foi a quarta apresentação da orquestra em São Luís. “Está aqui, hoje, na Assembleia Legislativa do Maranhão, é como se fosse ganhar um prêmio”, declarou.

No bate-papo com Elda Borges, coube à coordenadora da orquestra, Alba Rejane, falar sobre o Projeto Orquestra Filarmônica FC. “Começamos em 2014, com 50 alunos da rede pública e privada de ensino de Codó, e hoje somos 110 meninos e meninas, na faixa etária de 07 a 15 anos. A maioria dos integrantes é oriunda de escolas públicas. Adotamos o critério de serem os melhores alunos da escola. Eles iniciam no Curso de Percussão e selecionamos os melhores. O objetivo é contribuir com a formação da cidadania da juventude codoense, transmitindo os valores formadores dos cidadãos de bem através da música”, esclareceu.

“Trata-se de um projeto que demonstra a grande sensibilidade social do grupo empresarial FC. Temos muito orgulho desse trabalho porque constatamos que estamos contribuindo concretamente para que a juventude codoense possa ter um futuro melhor”, acrescentou o senhor Tonico, também coordenador do projeto.

Noemí Isete Costa Silva, 15 anos, aluna da escola Olímpios, da rede particular, que toca o instrumento trombone de vara, afirmou que estava feliz em se encontrar na Assembleia, em São Luís, para se apresentar ao público. “Tocar trombone foi um “amor à primeira vista” que veio pra ficar. Estou gostando demais e quero seguir a carreira no futuro cursando a faculdade de Música”, assinalou.

Por sua vez, Lucas Mateus Araújo, 16 anos, aluno do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Colares Moreira, que toca saxofone, também declarou se sentir honrado em poder se apresentar na Assembleia. “Estou concentrado pra fazer uma boa apresentação. Sinto-me feliz participando desse projeto porque estou aprendendo muito e quero, no futuro, poder continuar estudando e me tornar um professor de Música”, disse.