Edivaldo Holanda enaltece programa de habitação realizado em São Luís

Aurina Carneiro / Assembleia Legislativa
08/06/2016 16h11 - Atualizado em 08/06/2016 16h18

Edivaldo Holanda enaltece programa de habitação realizado em São Luís

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) declarou, na sessão desta quarta-feira (8), que a cidade de São Luís está sendo contemplada com o maior programa de habitação em curso num município brasileiro. Em seu discurso, o deputado enfatizou que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), mediante um grandioso trabalho, feito com dedicação e planejamento, está transformando a vida de milhares de pessoas.

Para o deputado, o sonho da casa própria não se limita à casa puramente construída, mas, sobretudo, trata de infraestrutura com políticas de habitação que envolvam drenagem, pavimentação asfáltica, iluminação pública e o acesso aos serviços essenciais para todos os cidadãos, como habitação e saúde.

“É isto que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem se esforçado cada vez mais para garantir aos cidadãos da nossa capital. O que a Prefeitura de São Luís desenvolve hoje é o maior programa habitacional do Norte e Nordeste do Brasil. Em três anos, a Prefeitura entregou dez mil moradias e está construindo outras oito mil unidades com a parceria do Governo Federal”, destacou o deputado.

Ele frisou que, nos empreendimentos contratados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, sempre há preocupação de, além das casas, incluir nos projetos os equipamentos de Educação, Saúde e Lazer. “Isso significa que os beneficiários do Programa em São Luís, além de conseguirem a moradia com quem sonhavam, também têm acesso a políticas públicas e ações na área social”, salientou.

O deputado acrescentou que o programa também atende a quem não tem moradia própria e vive em lugares de risco. No total são dez mil unidades entregues até o momento pelo Governo Municipal, já construídas dez mil unidades habitacionais e entregues nestes últimos três anos na capital maranhense.

“Esta é a prova do compromisso do prefeito Edivaldo de reduzir o déficit habitacional em São Luís. É mais um compromisso cumprido com a sociedade, agraciando mais famílias ludovicenses, com este benefício primordial à sua dignidade, que é ter a moradia própria”.

O deputado declarou que, dentre os conjuntos habitacionais entregues, estão 3 mil unidades do Residencial Ribeira; 1.600 casas do Residencial Amendoeira; 1.000 habitações do Luís Bacelar I e II; 992 apartamentos do Recanto Verde; 247 do Residencial São José V; 496 apartamentos do Conjunto Residencial Piancó VII e VIII; e 720 casas do Residencial Santo Antônio, entre outros residenciais em várias áreas de São Luís.

Segundo o parlamentar, ainda neste mês de maio, a Prefeitura realizou o sorteio de endereços de mais de 944 habitações e as famílias receberão unidades habitacionais do Residencial Vila Maranhão, na zona rural.

“Estes dados são uma prova de que muito se fez e que ainda há mais sendo feito para ser entregue à população. A Prefeitura de São Luís está finalizando a construção de outros empreendimentos para que os imóveis sejam entregues o mais breve possível às familiais contempladas”, discursou o deputado.

Ele informou que, entre as unidades em construção, estão 2.176 unidades do Residencial Morada do Sol, na região do Maracanã; mil habitações do Eco Tajaçuaba na Santa Bárbara; 3 mil casas do Residencial Mato Grosso, no bairro Mato Grosso; e 1.344 unidades do Residencial Piancó I a VII no Maracanã.

No Residencial Ribeira, já está sendo construída uma escola com 12 salas de aula e capacidade para mais de mil alunos nos três turnos. Também estão em andamento os processos licitatórios para a construção de creches nos residenciais Santo Antônio, Luís Bacelar e Amendoeira. O Residencial Ribeira, empreendimento que concentra o maior número de unidades entregues na capital, vai receber também um grande projeto de urbanização que inclui, entre outros serviços, um centro comercial.

A iniciativa será desenvolvida em parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, visando a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. A ordem de serviço para execução das obras no Residencial Ribeira foi assinada em março pelo governador Flávio Dino. Além de um centro comercial com 10 salas, o projeto de urbanização no Residencial Ribeira contempla ainda a instalação de equipamentos sociais como a construção de uma praça, instalação de aparelhos de academia ao ar livre, playground, pistas para caminhada, dois quiosques conjugados para venda de lanches, jardinagem e paisagismo.

APARTES

Os deputados Levi Pontes (PCdoB) e Antônio Pereira (DEM) fizeram apartes ao discurso do deputado Edivaldo Holanda, dando testemunhos das mudanças que estão percebendo no cenário urbano e social da cidade de São Luís.

“Observo na administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior uma preocupação com o que tem de mais importante na qualidade do cidadão humilde, do cidadão necessitado para que ele possa viver, acima de tudo, com orgulho e com dignidade trazendo, além de habitação, mobilidade urbana, creche, saúde, educação, saneamento básico e até mesmo agricultura à zona rural de São Luís, o que muito me deixou feliz”, afirmou Levi Pontes.

O deputado Antônio Pereira, em seu aparte, destacou o alcance social que representa a questão da habitação. “Eu sou nordestino, sertanejo, e sempre ouvi minha família falar que a casa é a metade de tudo, você ter para onde voltar no final do dia após o trabalho, enfim, é a metade de tudo. E eu vejo o governo municipal extremamente preocupado com essa questão, uma solução prática que vinha se arrastando aí por muitos anos, e entregar, dando exatamente condições melhores de vida para essas pessoas que jamais esquecerão o que está sendo feito”, assinalou Antônio Pereira.