Projeto do deputado Rogério Cafeteira concede medalha ao coronel Pereira

Assecom/ Dep. Rogério Cafeteira
09/06/2016 12h22 - Atualizado em 09/06/2016 18h37

Projeto do deputado Rogério Cafeteira concede medalha ao coronel Pereira

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (9), Sessão Solene, para entrega do Título de Cidadão Maranhense e da Medalha Manuel Beckman a Frederico Gomes Pereira, comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, natural da cidade de Juazeiro, no estado da Bahia.

A honraria – que foi concedida através de um Projeto de Resolução Legislativa, de iniciativa do deputado Rogério Cafeteira (PSB) – justificou-se pelo reconhecimento da trajetória do trabalho desempenhado pelo coronel Pereira.

A solenidade, presidida pelo deputado Cabo Campos (PP), também contou com as presenças do secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela; do secretário Municipal de Segurança, Bruno Galdino; do procurador de Justiça, Plínio Teixeira; do delegado geral do Estado do Maranhão, Laurence Pereira; dos deputados Roberto Costa (PMDB), Othelino Neto (PCdoB), César Pires (DEM), Fábio Macedo (PDT), Marco Aurélio (PCdoB), Levi Pontes (PCdoB), Sousa Neto (Pros) e Rigo Teles (PV); além de representantes da Polícia Militar do Maranhão; do Corpo de Bombeiros; outras instituições e da imprensa.

Rogério Cafeterira iniciou o discurso  externando seu respeito por toda a Corporação da Polícia Militar do Estado do Maranhão e destacou o compromisso que cada policial tem em desenvolver suas atividades. Seguiu falando da honra de prestar homenagens a um policial disciplinado e comprometido com a instituição militar, prerrogativas que garantiram a possibilidade da concessão do título e da medalha.

“O Coronel Pereira tem se dedicado a construir, com o apoio do demais membros da corporação, uma polícia que interaja com a população. A excelência profissional, a alma, o caráter e a trajetória pessoal do homenageado desta manhã o credencia a receber deste parlamento todas as honrarias possíveis. Estou convicto que vossa excelência fará de tudo que estiver ao seu alcance para dar a sua parcela de contribuição para aperfeiçoar ainda mais a Polícia Militar do Maranhão e deixar um legado para a Segurança Pública ostensiva do Estado. Sinta-se, de agora em diante, filho legítimo deste estado. Exponha no peito a medalha Manuel Beckman, concedida exclusivamente aos cidadãos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Maranhão”, ressaltou Rogério Cafeteira.

História

O coronel Frederico Pereira ingressou na Corporação em 06 de janeiro de 1992, tem uma trajetória militar nas Tropas Especiais e começou a carreira no Exército onde chegou ao posto de primeiro tenente. Atualmente, conta com 24 anos de Polícia Militar tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira, como Operações Especiais do BOPE, Guerra na Selva no Exército e Segurança de Autoridade, realizado na Espanha.

Foi membro da Força Nacional no Pan Americano e é instrutor da  Força Nacional. Antes de ser nomeado para assumir o posto máximo dentro da corporação, coronel Pereira estava desempenhando a função de Comandante do Policiamento Especializado (CPE).

Gratidão

Coronel Pereira agradeceu a presença de todos e falou da emoção em receber as honrarias a ele concedidas. Lembrou com emoção da sua família e disse que o reconhecimento não pode ser provocado senão não é reconhecimento, e que não tem honraria maior para quem vem de fora receber um título como esse.

“Não há cargo que se compare. O Maranhão é um estado abençoado. Eu era um passageiro, agora sou um tripulante. Estou feliz e orgulhoso em pertencer a Polícia Militar, só estou aqui por causa dela, uma instituição presença tão presente na vida do cidadão. Essa honraria não é só minha, é de toda a corporação, que tem realizado um trabalho de equipe. Para chegar até aqui tive a ajuda de muita gente que trilhou comigo o caminho da servidão pública. Este é um momento de agradecimento”, enfatizou o homenageado.