AL homenageia Comandante da PM com a medalha Manoel Beckman e o Título de Cidadão Maranhense

Ribamar Santana/ Agência Assembleia
09/06/2016 18h30

Na manhã desta quinta-feira (09), em concorrida Sessão Solene, a Assembleia homenageou o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira, com a concessão concomitantemente da medalha Manoel Beckman e do Título de Cidadão Maranhense. A honraria da medalha foi proposta pelo deputado Rogério Cafeteira (PSB), líder do Governo, e o título de cidadania pelo ex-deputado Pavão Filho, há seis anos, mas só hoje entregue. Os deputados Cabo Campos (DEM) e Rogério Cafeteira alternaram-se na presidência dos trabalhos.

O coronel Pereira, como é mais conhecido, é filho de Juazeiro (BA) e tem 24 anos de Polícia Militar, tendo iniciado sua carreira militar no Exército e com formação, dentre outras, em Administração de Empresa. Para Rogério Cafeteira, a iniciativa da homenagem é o reconhecimento ao trabalho realizado pela Polícia Militar do Maranhão e ao modelo de gestão adotado pelo coronel Pereira. “No momento de grave crise de segurança, a Polícia Militar do Maranhão portou-se de maneira exemplar e o seu comandante, como líder que é, demonstrou viver a filosofia de Mahatma Ghandi, quando nos ensina: Viva como se fosse morrer amanhã; aprenda como se fosse viver para sempre”, ressaltou.

AGRADECIMENTO

Na oportunidade, o Comandante Geral da Polícia Militar disse estar feliz e orgulhoso pela homenagem recebida, mas que reconhecia dever a honraria muito mais a sua equipe de trabalho e a corporação da qual faz parte, a Polícia Militar, que afirmou ser a maior instituição do País. “Ninguém é uma ilha. A Polícia Militar é uma instituição presente na vida do povo e a de maior capilaridade. Temos por dever servir sem esperar reconhecimento.”, afirmou.

O Comandante Geral da Polícia Militar declarou que o Maranhão é um estado abençoado pelas potencialidades naturais que apresenta, que todo policial é um sobrevivente e agradecia imensamente a honraria recebida. “As coisas devem acontecer naturalmente. Tudo é no tempo de Deus”, observou.

RECONHECIMENTO

O deputado Cabo Campos parabenizou o coronel Pereira, que, segundo o parlamentar goza de total confiança da tropa e têm muitos amigos. “Só quem tem muitos amigos pode se congratular. Na verdade, hoje, estamos homenageando toda a corporação. Parabéns a gloriosa Polícia Militar”, assinalou.

Para o deputado Professor Marco Aurélio (PC do B), a homenagem foi mais do que justa porque melhor do que receber uma homenagem, é merecê-la.”Seu trabalho à frente da Polícia Militar tem se destacado. O senhor é visto pelos demais militares como um igual e goza da confiança da tropa porque seu comportamento faz por merecer”, destacou.

Por sua vez, O deputado César Pires (DEM), que é militar, afirmou sentir-se honrado de participar de tão justa e merecida homenagem. “O coronel Pereira foi digno de merecer esta homenagem pela sua competência e habilidade na condução dos seus comandados”, reconheceu.

Roberto Costa (PMDB) elogiou o trabalho realizado pelo coronel Pereira como Comandante da Polícia Militar, sobretudo pela postura de união que ele soube imprimir à corporação, principalmente quando da crise de segurança vivida pela cidade de São Luís recentemente. “Fico feliz em estar aqui fazendo esse reconhecimento”, afirmou.

Bira do Pindaré (PSB) também destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Militar no enfrentamento da criminalidade e reafirmou que a onda de violência enfrentada por São Luís, que ele disse ser, hoje, a cidade mais violenta do mundo, foi uma reação à postura firme adotada por essa corporação sob o comando do coronel Pereira. “Vocês para nós são verdadeiros heróis e merecedores de nossas homenagens porque nos garantem os bens jurídicos mais preciosos, que são a vida e a liberdade”, argumentou.

Também prestigiaram a sessão solene os deputados Fábio Macedo ((PDT), Rigo Teles (PV), Doutor Levy Pontes (PC do B), Othelino Neto (PC do B), Sousa Neto (PMDB); o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portella, representando o governador Flávio Dino (PC do B); o secretário Municipal de Segurança, Breno Galdino, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda (PDT); o Procurador de Justiça, Plínio Teixeira, e o Delegado Geral do estado do Maranhão, Laurence Pereira.