CCJ aprova projeto que institui a Região Turística Carolina e Riachão

icone-whatsapp
Aurina Carneiro / Agência Assembleia
14/06/2016 10h14 - Atualizado em 14/06/2016 14h48

CCJ aprova projeto que institui a Região Turística Carolina e Riachão
Foto original

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou, na manhã desta terça-feira (14), o parecer favorável ao Projeto de Lei nº 099/2016, de autoria do deputado Antônio Pereira (DEM), que institui a Região Turística Carolina e Riachão, incluindo a região no roteiro turístico oficial do Estado do Maranhão.

O texto do projeto, que teve como relator o deputado Rogério Cafeteira (PSB), diz que integram a Região Turística Carolina e Riachão o Complexo Turístico da Pedra Caída e Chapada das Mesas (no município de Carolina), e Poço Azul, Cachoeira Santa Bárbara e Encontro Azul, no município de Riachão. O projeto prevê que integram esta Região Turística os municípios de Estreito, Carolina, Riachão e Balsas.

Na justificativa do projeto, o deputado Antônio Pereira explica que a Região Turística Carolina e Riachão traz inúmeros atrativos que são visitados por milhares de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos. A exuberância do Complexo Turístico da Pedra Caída e Chapada das Mesas, no município de Carolina, e Poço Azul, Cachoeira Santa Bárbara e Encontro Azul, no município de Riachão, são cenários de destaque turístico do estado e do país.

“O Parque Nacional da Chapada das Mesas, um misto de sertão, bosques de buritizais, queda d’água, cânions e cerrado, explorando através de estradas de terra e carros 4x4, é um lugar perfeito para quem gosta de caminhadas, rafting, rapel e outras atividades radicais”, afirma o deputado Antônio Pereira.

Ele acrescenta que o Complexo da Pedra Caída, a 36 quilômetros do centro de Carolina e a seis da entrada do Parque Nacional da Chapada das Mesas, tem 12.600 hectares que são destinados exclusivamente ao ecoturismo e ao turismo de aventura.

“Aqui, você vai encontrar 25 quedas d’água, mas a principal delas é a Cachoeira do Santuário com 46 metros de altura. O Poço Azul e o encontro das águas, os referidos poços de águas cristalinas e cercados por paredões de pedras vermelhas ficam no município de Riachão. E debaixo d´água ainda tem mais belezas – com máscara e snorkel. Pode-se observar e nadar em meio a piaus, lambaris e cascudos”, acentua o deputado Antônio Pereira, na justificativa de seu projeto. 


Banner