Arraial da Assembleia Legislativa é sucesso de público e grandes atrações

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
18/06/2016 09h10 - Atualizado em 20/06/2016 18h48

Brincadeiras juninas, música e muita diversão marcaram o Arraial da Assembleia Legislativa, que encheu de brilho e sotaques a noite desta sexta-feira (17), no Iate Clube. Este ano, o evento foi aberto ao público e reuniu as melhores atrações do São João do Maranhão.

A abertura da festa ficou por conta das apresentações dos alunos do 1°, 2°, 3° e 4° ano da Creche-Escola Sementinha, que abrilhantaram o salão com danças típicas do período junino. “A preparação das crianças começou no fim do mês de maio, onde eles não só aprenderam sobre essas danças típicas do São João, como também se divertiram bastante”, afirmou Bruna Abreu, diretora da Sementinha.

Em seguida, foi a vez da quadrilha junina, que esquentou o terreiro para a entrada dos grupos de Bumba Meu Boi. O primeiro a se apresentar foi o Boi de Morros, seguido do Boi Brilho da Ilha. Um grande público acompanhou as apresentações. Vários parlamentares também marcaram presença na festança.

“É um momento muito importante, que este ano reuniu não só os servidores da Assembleia, mas também o público em geral, que está tendo a oportunidade de apreciar grandes atrações, gentilmente cedidas pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. É um momento de confraternização, onde fica exposta a beleza da cultura Maranhense”, declarou o deputado Othelino Neto (PCdoB), vice-presidente da Assembleia.

Organizado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), o arraial contou também com uma variedade de comidas típicas e venda de artesanatos e artigos juninos.

A presidente do Gedema, Cleide Coutinho, ressaltou que o sucesso do evento e toda a estrutura bem organizada é fruto de um trabalho feito a muitas mãos. “Nós temos uma estrutura de profissionais muito competentes. Então a gente programa, a gente decide, a gente resolve, mas não é um trabalho de uma pessoa só. Tudo isso é fruto de um trabalho em equipe”, completou.

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), também reafirmou o prazer do Legislativo em proporcionar essa grande festa. “É um momento de confraternização, de celebrarmos essa grande festa que é o São João e de valorizar a cultura maranhense”, assinalou.

O governador Flávio Dino também compareceu à festa e ressaltou a beleza do São João do Maranhão. Ele entrou no clima junino, batendo matraca junto com o batalhão do Boi de Maracanã. “Temos uma festa muito bonita, que é o São João, e esse é mais um momento em que estamos mostrando a beleza da nossa manifestação cultural, que nada mais é que uma grande confraternização”, disse.

O encerramento da noite ficou por conta do Cacuriá de Dona Teté e da Companhia Encantar de Arte e Cultura. “A festa muito bem organizada, com boas atrações. Foi tudo maravilhoso”, elogiou a educadora Maria José da Silva.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Todo o arraial contou com transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 e 17 TVN), que mostrou todos os detalhes da festa. Equipe técnica, apoio, produção e repórteres se empenharam durante toda a noite para levar ao telespectador o clima de alegria junina que tomou conta do arraial.

A partir deste sábado (18) e nos dias 19, 24, 25, 26 e 29 de junho, a TV Assembleia também transmitirá, ao vivo, o Arraial do Ipem, promovido pelo Governo do Estado. Serão seis dias de transmissão, com matérias especiais e entrevistas direto do terreiro de Donato Alves.

TRANSMISSÃO AO VIVO