Assembleia recebe visita de alunos do Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva

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Ribamar Santana/ Agência Assembleia
20/06/2016 18h21

Assembleia recebe visita de alunos do Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva
Foto original

A Assembleia Legislativa recebeu a visita, na tarde desta segunda-feira (20), de um grupo de 19 alunos (meninos e meninas) do 1º e 2º Anos do Ensino Médio do Centro Educacional Antônio Ribeiro da Silva, do Bairro Sá Viana. A visita foi uma iniciativa da própria escola e veio ao encontro do Projeto Legiscomunidade, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Assembleia, cujo objetivo é o de aproximar o Poder Legislativo Estadual da comunidade.

Os alunos estavam acompanhados das professoras Cherll´s Gardênia de Carvalho Almeida, historiadora, concursada há 14 anos e Maria do Perpétuo Socorro Lima Leal, professora concursada das disciplinas Produção Textual e Sociologia, com 14 anos de experiência de magistério. O grupo foi recepcionado no auditório “Neiva Moreira”, do Complexo de Comunicação, pelo Cerimonial da Casa, onde assistiram a um vídeo institucional, intitulado A Casa do Povo, que apresenta a Assembleia, sua estrutura e funcionamento.

Segundo a professora Maria do Socorro o objetivo da visita, que consta como atividade da disciplina de Sociologia, é o de estimular o protagonismo juvenil. “Precisamos lançar mão dessa ferramenta para incentivar a participação da juventude na vida política. Esses jovens precisam compreender o papel que desempenha o Poder Legislativo na sociedade e despertarem para o exercício da cidadania”, esclareceu.

EXPECTATIVA DA VISITA

“Eles estão ansiosos por conhecerem a Assembleia Legislativa. Desde que decidimos fazer a visita que eles se mostram apreensivos e inquietos. É grande o interesse deles em saber como funciona a Assembleia e o que fazem os deputados. Acredito que pra muitos deles, essa visita pode se constituir num divisor de água na sua vida estudantil”, observou a professora Cherll’s.

Após assistirem ao vídeo, o grupo visitou as instalações do Complexo de Comunicação, a Redação e os diversos setores da TV Assembleia, e depois foi assistir à sessão da Assembleia, na Galeria. “Estou muito surpreso com tudo que estou vendo, hoje, aqui. Não sabia que a Assembleia era tão grande e que realiza esse trabalho de elaborar leis que ajudem a sociedade”, comentou Ismael Vale Rodrigues, 15 anos, aluno do 1º Ano do Ensino Médio.

PROJETO PARLAMENTO JOVEM

O Aluno do 1º Ano do Ensino Médio, Rosimário Pereira Carvalho Júnior, 18 anos, integrante do grupo, é um dos representantes do Maranhão no Projeto Parlamento Jovem, desenvolvido anualmente pela Câmara Federal. O projeto de sua autoria, que se encontra em análise na Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), propõe a aproximação das universidades às escolas, por intermédio da realização de oficinas pedagógicas. “Seria muito bom pra nós, jovens, se a gente soubesse cedo sobre a importância da universidade. Assim, acho que a gente poderia ser estimulado a se empenhar mais nos estudos e a escolher melhor nossa profissão”, analisou.

AVALIAÇÃO

Para Dámarys Costa Pacheco, 14 anos, aluna do 1º Ano do Ensino Médio, valeu a pena a visita e estou surpresa com tudo que vi. “O que vi foi além da minha expectativa. Não sabia que a Assembleia realiza esse trabalho. Achei tudo muito bonito. É muito importante o jovem conhecer o trabalho dos nossos deputados porque isso incentiva a gente querer fazer o mesmo, nos desperta para a participação política”, declarou.

Joissy Kelly Campos da Silva, 15 anos, disse que aprendeu muito com a visita e também mostrou-se surpresa. “Não sabia que era assim. Fiquei bastante impressionada. Seria bom que os jovens soubessem como funciona a Assembleia Legislativa, que é a Casa do Povo. Saio daqui estimulada a estudar mais e poder também contribuir para a gente ter uma sociedade melhor”, ressaltou.

“A iniciativa é inovadora e oportuniza ao cidadão saber o que representa a Assembleia para a sociedade. Para esses jovens, alunos de uma escola de uma área de alto risco em termos de violência, é uma esperança que surge de que se sintam sensibilizados a desempenhar o papel de sujeitos da própria história, com sua atuação na vida política e participação na comunidade estudantil por intermédio dos grêmios estudantis”, avaliou.


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