Comissão da Assembleia Legislativa vistoria obras da Estrada do Arroz em Imperatriz

Ellen Serra / Agência Assembleia
22/06/2016 12h14 - Atualizado em 22/06/2016 12h38

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão esteve nesta terça-feira (21), na região Tocantina, para realizar vistoria às obras da Estrada do Arroz, entre Imperatriz e Cidelândia, que tiveram inicio em abril de 2015 com previsão para inaugurar em 16 de julho de 2016.

A solicitação atendeu indicação, aprovada em abril deste ano, de autoria do vereador Francisco Rodrigues da Costa (PR), o Chiquim da Diferro, que informava, na época, a “paralização das obras e demissão de funcionários das empresas responsáveis”.

A estrada do arroz compreende uma via estratégica para o desenvolvimento da região, mas havia sido abandonada pelas gestões anteriores. O projeto atual prevê a pavimentação completa de 47 km de estrada, além de 11km de recuperação asfáltica em alguns trechos e a construção de 12 pontes.

E, apesar de estar em fase de conclusão, a obra já apresenta muitos problemas estruturais, além do prazo de entrega ser muito curto para a inauguração da referida obra, levando em consideração que ainda falta muito para o término dos trabalhos.

Além do presidente da Comissão, deputado Léo Cunha (PSC), estavam presentes os deputados Fábio Braga (SD), Júnior Verde (PRB) e Hemetério Weba (PV).

Também marcaram presença os vereadores Carlos Hermes Ferreira (PC do B), João Francisco Silva (PRB), Richard Wagner da Silva Mercedes (DEM), Aurélio Gomes (PT), Maria de Fátima Lima Avelino (PMDB), Terezinha de Oliveira Santos (PSDB) e Adonilson Lima (PC do B), além de representantes das comunidades no entorno da obra.

Visita

Durante visita à obra, parlamentares constataram várias imperfeições na estrada. Asfalto rachado em diversos trechos, meio fio estourado, pontes por fazer e cabeceiras de pontes inexistentes foram algumas delas.

O diretor regional da Sinfra, Waldegno Junior, justificou que “o concreto usado está executado conforme o projeto e a obra ainda não está passível desse tipo de análise”.

Quanto às inconformidades no asfalto, ele alegou que no trecho entre Olho D’Água dos Martins até Coquelândia a chapa de transição veio da gestão anterior, mas será resolvido. Em outros, os abalos foram ocasionados em decorrência do mau uso da pista.

Em relação ao prazo de entrega, Waldegno assegurou que está mantido. E a obra será inaugurada em 16 de julho de 2016. Ele destacou, ainda, que o contrato assegura garantia de 5 anos da obra da estrada do Arroz.

Audiência

Em reunião, deputados e vereadores externaram suas considerações a respeito da situação da estrada do Arroz e os encaminhamentos que fariam a partir da vistoria.

O deputado Leo Cunha afirmou que realmente a obra precisa de correção. “A estrada tem muitos trechos se desfazendo. E não concordo com a inauguração dessa obra sabendo que ela vai dissolver”.

“Em alguns pontos o meio fio não existe e o asfalto está totalmente rachado. Até com o pé a gente consegue tirar o asfalto”, relatou deputado Junior Verde.

“É uma situação que tem que ser analisada pelo técnico da Sinfra. Do jeito que está o governo não pode receber essa obra. A Assembleia Legislativa tem responsabilidade e o governador não pode inaugurar essa obra com essas imperfeições”, completou Verde.

Para os deputados Hemetério Weba e Fábio Braga a preocupação é com o prazo de entrega da obra que é curto face os reparos e estruturas que ainda precisam ser feitas. “A previsão é que a estrada seja inaugurada em 24 dias, mas ainda tem muitos trechos de piçarra, pontes por fazer e alguns problemas com as comunidades no entorno da estrada”, afirmou.

Os vereadores também foram unanimes em suas considerações com relação aos problemas apresentados pela estrada em tão pouco tempo de uso e ao prazo de entrega nessas condições.

“Em toda sua extensão existem trechos em que o asfalto está afundando, há formação de borrachudos, muitos trechos ainda piçarrados e pontes inacabadas. Queremos um serviço de qualidade. E não vamos aceitar a entrega de uma obra dessa importância para nossa região do jeito que está”, dasabafou o vereador Chiquinho da Diferro.

Ao final do debate, a Comissão de Obras e Serviços Públicos informou que elaborará um relatório apresentando todos os problemas constatados que será encaminhado à Sinfra e ao governador do estado do Maranhão, Flavio Dino (PC do B), visando o acompanhamento dessas falhas e a resolutividade das mesmas.

“Temos que zelar pelo erário público. Se pagamos exigimos um trabalho bem feito e de qualidade. Vamos juntar esforços para cumprir nosso dever na aplicação correta de todos os serviços públicos para benefício da sociedade maranhense”, concluiu Léo Cunha.