Sessão Solene marca os 170 anos da Capitania dos Portos do Maranhão

icone-whatsapp
Andressa Valadares/ Agência Assembleia
07/07/2016 14h58

Sessão Solene marca os 170 anos da Capitania dos Portos do Maranhão
Foto original

A Capitania dos Portos do Maranhão foi homenageada em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (7), pela passagem dos seus 170 anos de instalação no estado. A solenidade foi proposta e presidida pelo deputado Júnior Verde (PRB) e contou com a participação de diversas autoridades e integrantes das Forças Armadas.

A Capitania dos Portos do Estado do Maranhão foi criada em 28 de julho de 1846 pelo Decreto nº 460. O seu papel é fazer cumprir as leis e os regulamentos marítimo-portuários, sobretudo no que diz respeito à segurança da navegação. E foi justamente esse papel tão fundamental que foi reforçado pelo deputado Júnior Verde ao destacar a importância das capitanias para a segurança pública.

“A Capitania faz um trabalho relevante no resguardo do nosso litoral, que é o 2º maior do país e tem esse cuidado na proteção não só da soberania do nosso estado, mas também da vida das pessoas. Nós nos sentimos honrados em fazer essa justa homenagem, pelo trabalho relevante que a Marinha faz, por meio de suas capitanias, em todo o Brasil e no Maranhão”, assinalou o parlamentar.

Atualmente, a Capitania dos Portos do Maranhão tem como comandante o Capitão de Mar e Guerra André Luiz Trindade Gomes. Ele tomou posse no dia 18 de janeiro deste ano, no lugar do Comandante Marcos Tadashi Hamaoka.

“Ficamos muito felizes com a deferência do deputado Júnior Verde, com o reconhecimento da Assembleia, que é a Casa do Povo. É uma honra está presente com minha tripulação e espero que possamos continuar com essa relação”, declarou o comandante.

Hoje, a estrutura física da Marinha no Maranhão encontra-se instalada em um prédio histórico no bairro Camboa, no Jenipapeiro, onde funciona a sua sede campestre e um pequeno ancoradouro para lanchas. No mesmo endereço também funciona a sede da Sociedade Amigos da Marinha, salas para cursos de formação, auditórios e uma quadra esportiva. Do conjunto faz parte, também, algumas vilas residenciais de praças e a casa do Capitão dos Portos.


Banner