Edivaldo destaca sucesso do processo de licitação do transporte público de São Luís

Waldemar Ter/ Agência Assembleia
14/07/2016 13h56 - Atualizado em 14/07/2016 16h25

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) destacou, na sessão desta quinta-feira (14), o sucesso do processo de licitação do transporte público de São Luís, cujo resultado foi homologado na terça-feira (12) pela Prefeitura da capital. O parlamentar disse que o processo foi “um marco na história do transporte público maranhense”, implantado por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e que vai beneficiar 700 mil usuários.

De acordo com o deputado, nesta semana os consórcios vencedores serão notificados, oficialmente, para que, em seguida, a Prefeitura faça as assinaturas dos contratos de operacionalização do serviço de transporte da capital, com a licitação tendo um prazo de vigência de 20 anos, podendo ser renovada por mais dez anos.

“Amplamente debatida junto ao Poder Legislativo Municipal e com a sociedade, o processo de licitação foi executado com total lisura e transparência. O projeto foi apresentado à população por meio de audiências públicas realizadas em agosto de 2014 e em janeiro de 2016. Além disso, o edital de licitação foi apresentado ao Tribunal de Justiça do Maranhão para dar ciência sobre as regras ali contidas. O documento foi apresentado ainda no Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Vara da Fazenda Pública e Vara de Interesses Difusos e Coletivos”, contou.

O parlamentar destacou também que, em seu primeiro mandato, o prefeito Edivaldo Júnior “foi o único gestor que teve coragem de levar adiante a realização de um ato tão importante para a melhoria do sistema público de transporte de São Luís, permitindo à população usufruir de um serviço com mais qualidade e eficiência”.

As principais melhorias que deverão ser implantadas no sistema de transporte de São Luís, a partir da assinatura do contrato, são: 100% dos ônibus acessíveis para cadeirantes, com elevadores; redução da média de idade da frota para no máximo 04 anos; inclusão de 180 ônibus com ar-condicionado nos primeiros meses do contrato em vigor e substituição gradativa do restante da frota; a introdução nos primeiros meses no sistema de 20 ônibus articulados, com ar-condicionado; substituição imediata de aproximadamente 200 ônibus fora da idade média prevista no edital.

Já nesta sexta-feira, segundo o deputado, o prefeito lança o GPS que tem um aplicativo chamado Moovit, pelo qual poderão controlar o tempo em que o seu ônibus vai estar na plataforma e se demora 10 minutos, 5 minutos ou se vai demorar meia hora.

Outro anúncio feito pelo deputado foi que o prefeito de São Luís vai  entregar, nos próximos dias, o Canal do Cohatrac. “O prefeito tem trabalhado em várias frentes a questão dos canais na nossa capital. Assim foi o canal do Rio Gangan com cerca de 1.100 metros de mais de 1 km construído e em entregue à comunidade, assim está sendo o canal do Rio das Bicas em processo acelerado de construção, o canal do Cohatrac, que todos lembram a quase tragédia, no ano de 2013, quando as águas furiosas arrebentaram o início daqueles trabalhos levando tudo que já havia se feito, levando lixo, levando tudo que estava pela frente dos moradores do Cohatrac, dos bairros vizinhos, agora o prefeito entregará, nos próximos dias, essa obra tão importante que começa ali no Anil II e vai até a estrada da Maioba, isso representa, na prática, benéficos para cerca de 150 mil pessoas de bairros como Cohatrac, Cohab, Jardim das Margaridas, Parque Aurora, Vila Casaca, Planalto Cohab, Forquilha, Maioba e tantos outros bairros que serão beneficiados por essa obra”, garantiu.

Segundo o parlamentar, esses bairros deixaram de sofrer com enchentes e alagamentos, como era comum nas temporadas de chuvas e “a obra do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior corrige anos e anos de abandono por parte de antigos gestores que prometeram serviço, iniciaram, mas não prosseguiram, e nem executaram o trabalho com a qualidade devida, basta lembrar-se deste episódio que já citamos no ano de 2013”.