‘Mais Saneamento’: Bira participa da inauguração do ETE/Vinhais, em São Luís

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Bira do Pindaré
08/08/2016 18h52 - Atualizado em 08/08/2016 19h25

‘Mais Saneamento’: Bira participa da inauguração do ETE/Vinhais, em São Luís
Foto original

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) participou, na manhã desta segunda-feira (08), da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Vinhais (ETE/Vinhais). A obra, executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), vai possibilitar um salto no índice de tratamento de esgoto de São Luís, que passará de 4% para 40%.

Parte do ‘Mais Saneamento’, a Estação representa para Bira um marco para a população da capital, que há anos sofre com a falta de tratamento da água e esgoto. Segundo ele, finalmente, o Maranhão tem um governo empenhado em resolver o problema.

“Esta obra é uma demonstração, um investimento que vai permitir o tratamento de 25 % do esgoto da nossa Ilha, alcançando 48 bairros e beneficiando mais de 350 mil pessoas só na capital. Portanto, é realmente um empreendimento importantíssimo, que, certamente, será ampliado para alcançar os 100% de tratamento”, afirmou.

Como explicou o governador Flávio Dino (PCdoB), o Governo está retirando esgoto in natura do Rio Anil e, com isso, melhorando a qualidade de todos os nossos corpos hídricos e contribuindo para esse grande projeto de recuperação das praias.

“É uma obra de grande importância para o meio ambiente e para saúde da população de São Luís, nós sabemos que R$1 gasto em saneamento equivale a R$ 4 economizados em saúde. Foram gerados muitos empregos e estamos felizes em fazer essa conclusão no nosso Governo deixando bem claro, assim, que temos uma estratégia atinente ao saneamento, passando pela melhoria do fornecimento de água e tratamento de esgoto”, completou.

Utilizando de grande tecnologia, a ETE tem vários processos que resultam em 95% de limpeza do esgoto recebido. Durante a inauguração, o governador deu a largada ao primeiro deles, que é o processo de barreira física, para retirar paus, pedras e outros entraves que vem com o esgoto. Em seguida são várias outras etapas, que resultam na devolução de um material 95% recuperado.

“Este aqui é o coração do nosso sistema de esgotamento sanitário, a ETE Vinhais, se comparada a outras estações de tratamento de esgoto de São Luís é muito maior e um equipamento absolutamente fundamental para despoluir rios, retomar a qualidade ambiental dos nossos mangues e, obviamente, a principal de tudo, retomar as condições de balneabilidade das nossas praias”, destacou o presidente da Caema, Davi Telles, sobre a importância da nova estação.

 


Banner