Projeto de Adriano Sarney obriga ensino da Lei Maria da Penha nas escolas

icone-whatsapp
Assecom/ Dep. Adriano Sarney
08/08/2016 18h55 - Atualizado em 09/08/2016 16h42

Projeto de Adriano Sarney obriga ensino da Lei Maria da Penha nas escolas
Foto original

Um Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Adriano Sarney (PV), que visa estimular o debate e a conscientização sobre a violência doméstica, principalmente a violência contra mulher foi protocolado na Assembleia Legislativa. De acordo com a proposição, há de se incluir na grade curricular das escolas de ensino médio da rede estadual noções básicas da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), que completou neste mês 10 anos de vigência.

“É importante que a juventude conheça a Lei Maria da Penha, que entenda o seu significado e as suas nuances, para que, assim, possamos cultivar o respeito à igualdade de gênero e enfatizar a gravidade da violência doméstica que tanto assombra o país inteiro e o Maranhão não é exceção a essa realidade”, argumentou o deputado.

Outro objetivo do Projeto de Lei é difundir a necessidade do registro dos casos de violência contra a mulher nos órgãos competentes, como a Delegacia da Mulher, além de divulgar o serviço Disque-Denúncia 180, que está disponível em todo o país, entre outras ações. 

“Quero também parabenizar a deputada Francisca Primo (PCdoB), que na semana passada solicitou uma sessão solene na Assembleia para marcar a passagem de 10 anos de vigência da Lei Maria da Penha”, ressaltou Adriano.

A proposta é de que o programa "Maria da Penha na Escola" seja executado através de parceria entre vários órgãos públicos estaduais como: Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria de Educação e Secretaria da Mulher, além de entidades não governamentais e a sociedade civil.

Os conselhos municipais dos direitos das mulheres deverão acompanhar a execução do programa, estabelecendo a relação com instituições ligadas ao assunto e ampliando o controle social das políticas públicas para as mulheres.

 


Banner