Representantes do FIDA e secretário da Agricultura Familiar visitam a Assembleia

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
11/08/2016 12h07 - Atualizado em 16/08/2016 10h37

Representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), acompanhados do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, fizeram uma visita institucional nesta quinta-feira (11) à Assembleia Legislativa. O objetivo foi apresentar ao Parlamento um projeto de lei autorizativa para a assinatura de um contrato entre o FIDA e o Governo do Estado, com o intuito de desenvolver o potencial agrícola de mais de 80 municípios maranhenses.

O FIDA é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como principal objetivo apoiar a produção de alimentos de agricultores de baixa renda, tanto com financiamento (crédito) como também com apoio técnico, permitindo - através de ações específicas - que a população rural pobre supere essa condição.

A parceria com o Maranhão prevê o investimento de US$ 20 milhões por parte do Fundo e o restante financiado pelo Governo do Estado, totalizando US$ 40 milhões que serão aplicados no projeto Balaiada Maranhão Sustentável. Inicialmente serão priorizados os municípios de menor IDH, incluindo quatro municípios da regional indígena. O FIDA já atua no Brasil há mais de 20 anos e, dos estados do Nordeste, o Maranhão era o único que ainda não tinha operações.

“Por iniciativa do Governo do Estado, o FIDA está agora nos trâmites finais de aprovação de um novo projeto de desenvolvimento rural no Maranhão, que vai incluir 87 municípios de seis territórios do interior do estado”, afirmou Hardi Vieira, representante do Fundo.

AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Representando o presidente da AL, deputado Humberto Coutinho (PDT), o deputado César Pires (PEN) conduziu a reunião, que contou também com a participação dos deputados Levi Pontes (PCdoB) e Zé Inácio (PT). Ele avaliou a parceria como uma importante ferramenta de combate aos índices de pobreza do estado.

“Eles vão trabalhar nos índices de pobreza do Maranhão, justamente naqueles municípios onde os índices são mais relevantes, merecendo um olhar diferenciado e a Assembleia não pode se furtar de discutir isso. Será encaminhado para cá um projeto de lei, que deverá ser aprovado instantaneamente por ser de alta relevância para o Maranhão”, destacou César Pires.

Segundo o secretário Adelmo Soares, será encaminhado à AL nos próximos dias um projeto de lei autorizativa, para que seja tramitada toda a documentação do contrato e, a partir daí, seja firmada a parceria entre o FIDA e o Governo do Estado em prol do desenvolvimento dos municípios maranhenses.

“Há grandes problemas acumulados em décadas, que não vão ser resolvidos de uma hora para outra. Mas, nosso objetivo principal é poder levar conhecimento e transformação através de ações concretas ao homem do campo, melhorando a sua dignidade, a sua qualidade de vida e, evidentemente, desenvolvendo o Maranhão”, completou o titular da pasta da Agricultura Familiar.

AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO