Painel ecológico debate situação dos rios de São Luís na Assembleia Legislativa

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
19/08/2016 11h30 - Atualizado em 19/08/2016 13h37

Painel ecológico debate situação dos rios de São Luís na Assembleia Legislativa

A atual situação dos rios de São Luís foi tema de um painel ecológico promovido, nesta sexta-feira (19), pela Sociedade Maranhense de Defesa à Natureza (Somadena), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. O debate foi mediado pelo deputado Júnior Verde (PRB), que destacou a importância da participação do Parlamento na discussão sobre a preservação das águas fluviais da capital maranhense.

Um dos principais objetivos do seminário foi despertar o pensamento de uma consciência cidadã crítica e ambiental, para a construção de uma São Luís sustentável. Além disso, o painel também discutiu e fez encaminhamentos de soluções concretas para a diminuição da degradação das águas doces.

Segundo o deputado Júnior Verde, é importante chamar a sociedade civil para debater a preservação dos recursos hídricos da Região Metropolitana de São Luís, com foco na discussão de ações pontuais e propositivas de atenção ao saneamento básico.

“Nós temos vários rios que cortam o nosso município, como o rio Bacanga, o rio Paciência, entre outros rios que precisam de uma atenção por parte dos governos e, nesse sentido, a Assembleia puxa essa discussão para propor soluções acima de tudo. A busca da balneabilidade é fundamental, pois gera emprego, renda, além de preservar o meio ambiente”, afirmou.

José Machado de Jesus, presidente da Somadena, destacou que a proposta maior da entidade é chamar a atenção para a discussão da municipalização dos recursos hídricos de São Luís. Ele contou que já há uma lei sancionada na capital maranhense, que cria o Dia Municipal da Água. A proposta é um instrumento que garante aos ambientalistas a possibilidade de buscar meios e mecanismos para a preservação das águas doces.

“Infelizmente vemos que muitos rios estão em extinção e outros em fase. Então, esse debate vai levantar abrir a discussão sobre a importância da preservação dos rios. Nós, da Somadena, já estamos há 33 anos travando uma luta pela preservação das águas dos nossos rios”, completou.